Ouro Preto Implanta Microchips em Animais de Estimação no Programa “Conheça seu Amigo”

O Programa envolve a entrega de microchips de identificação animal pelo Estado, equivalente a 10% da população de cães e gatos da cidade credenciada.

Por Redação Agito Mais

Os microchips são destinados a animais de rua, população de baixa renda e animais sob cuidados de Organizações da Sociedade Civil. Foto dos microchips.
Os microchips são destinados a animais de rua, população de baixa renda e animais sob cuidados de Organizações da Sociedade Civil. Foto = reprodução Agência Minas / Neno Vianna.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Ouro Preto Mg = Na mais recente iniciativa do Programa “Conheça seu Amigo”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o município de Ouro Preto recebeu 1.391 microchips destinados a cães e gatos. Essa ação representa a segunda participação da cidade, situada na região Central do estado, no programa.

Na etapa anterior, o município já havia implantado microchips em 1.391 animais, combinando o procedimento com castrações e o registro de informações nos cães e gatos no Sistema de Identificação de Animais Domésticos do Estado de Minas Gerais. Essa ação, que corresponde a 10% da população animal da cidade, foi baseada em dados da vacinação antirrábica estadual.

A cidade de Ouro Preto já possui uma Unidade Municipal de Esterilização de Animais Domésticos, que oferece castrações gratuitas a cães e gatos pertencentes a famílias carentes e cuidados por organizações não governamentais e protetores individuais.

Além disso, a cidade abriga um Centro Transitório de Acolhimento de Animais, onde animais de rua encontram abrigo temporário. No local, esses animais passam por procedimentos como castração, microchipagem, vacinação, vermifugação e tratamento médico-veterinário. Após a recuperação total, esses animais são disponibilizados para adoção ou, quando possível, retornam ao seu local de origem.

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares de Melo Franco, elogia a qualidade e o compromisso de Ouro Preto nas políticas de proteção animal. Ele enfatiza que a busca por novas parcerias com entidades de proteção animal e instituições educacionais tem aprimorado as ações voltadas ao bem-estar animal.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, observa que o Programa Estadual de Microchipagem contribui para desestimular o abandono de animais, além de auxiliar no desenvolvimento de outras políticas, como campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono.

Resultados positivos já são visíveis em Ouro Preto e Mariana. A microchipagem possibilitou a localização e devolução de animais perdidos, como um caso onde a Polícia de Mariana localizou um cão vagando pelas ruas, sendo identificado através do microchip que era de Ouro Preto.

O Programa “Conheça seu Amigo” envolve a entrega de microchips de identificação animal pelo Estado, equivalente a 10% da população de cães e gatos da cidade credenciada. Esses microchips são destinados a animais de rua, população de baixa renda e animais sob cuidados de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e lares temporários. Como contrapartida, os municípios devem realizar castrações e preencher informações no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *