Gruta de Nossa Senhora das Graças em Itabirito novamente foi alvo de vandalismo

Um grupo de amigos adquiriu uma nova representação da Santa e com a autorização do padre Miguel Ângelo Fiorillo, estão se preparando para recolocá-la no altar da gruta.

Por Redação Agito Mais

Imagem totalmente danificada por vândalos.
Imagem totalmente danificada por vândalos. Foto = reprodução Rádio Itatiaia.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Itabirito Mg = Imagens recentes chocaram a comunidade de Itabirito, localizada na região Central de Minas Gerais, com um cenário de destruição na Gruta de Nossa Senhora das Graças, situada no Alto da Serra da Santa, às margens da BR-356, no quilômetro 45. Segundo informações da Rádio Itatiaia, o monumento religioso, que já havia sido alvo de vandalismo no passado, mais uma vez sofreu atos de profanação, causando revolta e indignação entre os moradores locais.

A imagem sagrada, que representa Nossa Senhora das Graças, foi encontrada danificada, com a mão e a cabeça quebradas. A situação foi ainda mais chocante devido à imagem ter sido queimada, demonstrando um completo desrespeito ao símbolo de devoção religiosa.

Imagem totalmente danificada por vândalos. Foto = reprodução Rádio Itatiaia.

Infelizmente, essa não é a primeira vez que a Gruta de Nossa Senhora das Graças enfrenta esse tipo de violência. No ano de 2022, uma imagem anterior já havia sido alvo de vandalismo, o que levou um grupo de amigos a adquirir uma nova representação da santa para restaurar o local como um espaço de devoção.

Agora, esses mesmos amigos tomaram a iniciativa de adquirir uma nova imagem da santa, com a autorização do padre Miguel Ângelo Fiorillo, e estão se preparando para recolocá-la no altar da gruta. A comunidade local, entretanto, demonstra claramente sua frustração e raiva diante da recorrência desses atos de vandalismo que desrespeitam o seu patrimônio religioso.

Um dos membros do grupo de amigos, que preferiu não se identificar, expressou a indignação com a falta de ação das autoridades locais, em particular da Prefeitura de Itabirito, que não tem providenciado a segurança adequada para proteger o monumento religioso. Ele enfatizou que a Gruta de Nossa Senhora das Graças tem um potencial turístico considerável, atraindo visitantes interessados na história religiosa e cultural da região.

No entanto, o local tem sido negligenciado, apesar de ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A Radio Itatiaia entrou em contato tanto com a Prefeitura de Itabirito quanto com o DNIT, aguardando respostas e posicionamentos dos órgãos em relação a essa situação alarmante.

Veja na íntegra Nota Oficial da Prefeitura de Itabirito – Vandalismo na BR-356 l Gruta de Nossa Senhora das Graças:

A Prefeitura de Itabirito esclarece que a Gruta de Nossa Senhora das Graças, localizada às margens da BR-356, está sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A segurança e manutenção da rodovia são de responsabilidade do DNIT e a fiscalização é realizada pela Polícia Militar Rodoviária, por meio de convênio com o órgão federal.

Quanto à imagem instalada na Gruta, ela pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. Portanto, a preservação e segurança são atribuições dos proprietários. A Prefeitura já prestou apoio anteriormente com ações de limpeza urbana quando a escultura foi instalada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *