Duas mulheres ucranianas foram detidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de sexta-feira (02 de fevereiro de 2024), quando tentavam sair do Brasil com seis ovos de Arara-azul-de-lear, uma espécie nativa e ameaçada de extinção. A abordagem ocorreu no Km 409 da BR 116, em Governador Valadares, no Rio Doce, em Minas Gerais, após uma denúncia da PRF de Paulo Afonso (BA).
As turistas viajavam de Salvador (BA) para São Paulo (SP) em um veículo alugado. Durante a fiscalização, os policiais encontraram uma bolsa com uma estufa improvisada, onde estavam os ovos de arara. As ucranianas admitiram que pegaram as aves silvestres de uma área de proteção ambiental na Bahia e que pretendiam levá-las para o Suriname, onde seriam comercializadas ilegalmente.
As mulheres foram encaminhadas para a Polícia Judiciária Federal em Governador Valadares (MG), para os procedimentos legais cabíveis. No caminho, uma delas conseguiu quebrar cinco ovos, restando apenas um intacto. A PRF informou que os ovos de Arara-azul-de-lear são muito valiosos no mercado negro, pois a espécie é rara e só existe no Brasil.