Em uma noite que mescla fé e folclore, a cidade de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, testemunhou a tradicional Procissão das Almas. Vestidos de branco e com velas nas mãos, cerca de 70 participantes percorreram o caminho histórico na madrugada deste sábado (30 de março de 2024), entre a Arquiconfraria de São Francisco e a Igreja de São Francisco de Assis. Este evento, que ocorre há mais de três décadas, é uma representação viva de lendas locais e é considerado um patrimônio imaterial da cidade.
As lendas que inspiram a procissão contam histórias de almas que, por diferentes razões, encontram-se presas entre os vivos. Uma delas narra o susto fatal de Maricota, uma curiosa senhora que teve um encontro inesperado com um participante da procissão. A outra lenda fala de uma beata que, após difamar uma jovem da comunidade, enfrentou um castigo etéreo por seus pecados.
Organizada pelo Movimento Renovador de Mariana e pela Casa de Cultura Academia Marianense de Letras, com apoio da Prefeitura Municipal, a Procissão das Almas é um evento que honra as tradições e mantém vivas as histórias que são a essência da cultura local.