O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram de uma cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (13 de dezembro de 2023), para anunciar a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)192 Regional Macro Centro BH, capital de Minas Gerais. O serviço, que atendia oito municípios, passará a cobrir 23, sendo 15 deles com bases descentralizadas e unidades móveis. O investimento do Governo de Minas foi de R$ 7,5 milhões.
Zema destacou que a meta é levar o Samu para todo o território mineiro até 2024. Ele disse que, quando assumiu o governo, o Samu não abrangia nem metade do estado, mas hoje já atende mais de 80% da população. Ele também ressaltou o programa Opera Mais, que visa zerar a fila de cirurgias eletivas.
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, elogiou a parceria entre o governo estadual e a prefeitura para melhorar a saúde pública na capital e na região.
Baccheretti explicou que o Samu Regional Macro Centro BH vai atuar em três microrregiões de Saúde: Belo Horizonte/ Nova Lima/Caeté; Ouro Preto e Vespasiano. Ele disse que a Central de Regulação do Samu, com base em Belo Horizonte, vai contar com um sistema de georreferenciamento único, que vai facilitar o envio das ambulâncias mais próximas e adequadas para cada caso. Ele afirmou que o serviço vai salvar vidas, pois vai garantir um transporte rápido e qualificado para os hospitais.
A previsão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é que o serviço esteja implantado em todos os 23 municípios até abril de 2024. Com a expansão, o Samu no formato regional vai atender mais 5 milhões de habitantes na macrorregião de Saúde Centro, e mais de 330 mil pessoas no Triângulo do Sul.
O Samu 192 é inspirado no sistema francês de assistência pré-hospitalar e é um dos pilares da Rede de Urgência e Emergência em Minas Gerais. O serviço oferece atendimento de emergência por ambulâncias e aeronaves, equipadas com aparelhos de socorro. Os profissionais de saúde são habilitados e especializados em situações de urgência, podendo atender desde vítimas de acidentes até parturientes.