Vacinação contra a gripe tem Dia D neste sábado 10 de maio em Itabirito

A medida visa conter o avanço das doenças respiratórias, que levaram o estado de Minas a decretar emergência em saúde pública.

COMPARTILHE:

Ação será realizada em todas as UBSs da cidade e no distrito de São Gonçalo do Bação, das 8h às 16h. Foto — Prefeitura de Itabirito.
Ação será realizada em todas as UBSs da cidade e no distrito de São Gonçalo do Bação, das 8h às 16h. Foto — Prefeitura de Itabirito.

A Prefeitura de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, realiza neste sábado (10 de maio de 2025), o Dia D de vacinação contra a gripe. A campanha ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e na Unidade de Apoio em Saúde de São Gonçalo do Bação, das 8h às 16h, enquanto durarem os estoques do imunizante.

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal contra o vírus influenza, reduzindo os sintomas gripais e evitando complicações que podem levar a internações e sobrecarregar o sistema de saúde. A medida se torna ainda mais urgente diante da situação de emergência em saúde pública decretada em Minas Gerais por causa do aumento de doenças respiratórias.

Até o momento, mais de 4 mil pessoas do público prioritário foram imunizadas em Itabirito. Com a ampliação da campanha para toda a população, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que esse número aumente significativamente nos próximos dias.

Busca ativa e Vacimóvel reforçam cobertura vacinal

Como parte dos esforços para alcançar os grupos prioritários, o município tem intensificado a busca ativa, incluindo a utilização do Vacimóvel, que já percorreu comunidades como Bonsucesso e o distrito de Acuruí. Profissionais da saúde do Hospital São Vicente de Paulo, além de servidores da Brigada Municipal e da Guarda Civil Municipal, também receberam a dose nas unidades de trabalho.

Dia D também terá multivacinação

Durante o Dia D, também será promovida a multivacinação, permitindo que a população atualize o cartão de vacinas. Para se imunizar, é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.

“Alguns municípios mineiros estão em situação crítica devido ao agravamento das doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de amenizar e até evitar essas doenças”, explicou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima