Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Militar, nessa quarta-feira (21 de fevereiro de 2024), suspeito de furtar uma igreja histórica na região Central de Minas Gerais. Ele arrombou a caixa de doações da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara (MG), e levou todo o dinheiro que os fiéis depositaram. A quantia furtada não foi divulgada.
A caixa de doações é um objeto antigo da igreja, que tem mais de 200 anos de história. O suspeito é conhecido no meio policial e tem passagens por tráfico de drogas, roubos e furtos.
O homem foi localizado no centro da cidade e preso em flagrante. O dinheiro furtado, porém, não foi recuperado.
A Igreja Matriz de Santo Antônio é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e pelo Conselho Municipal de Santa Bárbara. A construção do templo começou em 1713 e terminou parcialmente em 1800.
Segundo a prefeitura de Santa Bárbara, a igreja faz parte do grupo das igrejas que, em 1724, foram erguidas como sedes de vigairarias coladas, ou seja, está entre as mais antigas da capitania. Ela fica localizada na parte baixa de uma avenida que começa na igreja do Rosário em frente a uma pequena praça, no centro histórico da cidade.