Nesta terça-feira (28 de janeiro de 2025), um homem armado com uma faca invadiu um ônibus da linha 2290 (Bairro Nacional/Belo Horizonte), capital de Minas Gerais, e fez passageiros reféns no bairro Pedra Azul, em Contagem, na Grande BH. Após cerca de três horas de negociação, ele foi imobilizado pela Polícia Militar (PM).
O incidente começou quando o suspeito rendeu o motorista, mas logo o liberou. Em seguida, ele rendeu um homem de 58 anos e o obrigou a dirigir o coletivo. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), a vítima bateu em vários veículos durante o trajeto.
O suspeito então ordenou que o ônibus fosse estacionado em frente a clínica onde sua ex-mulher trabalha, alegando problemas relacionados à pensão. A vítima foi liberada por volta das 13h25.
Por volta das 13h40, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram no coletivo, imobilizaram o suspeito com o uso de um taser e apreenderam a faca dele.
“A primeira vitória foi liberar a vítima. Perduramos na negociação, insistindo para ele largar a arma e se entregar, e a todo momento ele insistia em querer ver sua filha recém-nascida”, afirmou o coronel da PM Flávio Godinho.
Equipes da Seds prestaram apoio no fechamento de vias, enquanto militares negociavam com o suspeito. De acordo com o coronel Flávio Godinho, o homem é usuário de drogas.
O refém se recusou a ir para o hospital e foi levado para casa pela PM, enquanto o suspeito foi sedado e levado para o Hospital Municipal de Contagem.
Declaração do Sintram
“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) confirma que um ônibus da linha 2290 (Nacional/BH), que pertence a uma de suas empresas associadas, sofreu um sequestro hoje pela manhã no bairro Pedra Azul, em Contagem. A ocorrência permanece em andamento. O BOPE está no local e conseguiu há pouco render o sequestrador, que se encontrava dentro do veículo com um refém que, por sua vez, conduziu o ônibus por algum tempo após ser rendido. O motorista e demais passageiros já haviam desembarcado e estão bem.
Sintram e empresa associada direcionaram todos os esforços para o caso e acompanham de perto o andamento da situação, inclusive com presença in loco.
Apuração do Agito Mais
O Agito Mais apurou que a Polícia Militar está aguardando a Polícia Civil concluir a perícia para liberar o ônibus para a imprensa e para a empresa proprietária do veículo.