Saiba como diferenciar cada doença: gripe, dengue e Covid-19

Por

Picture of Hugo Avelino

Hugo Avelino

COMPARTILHE:

O Brasil vive um momento delicado com a pandemia de Covid-19, que já causou mais de 600 mil mortes no país. Além disso, com a chegada do inverno, os casos de gripe também tendem a aumentar, assim como os de dengue, que é favorecida pelo aumento das chuvas. Essas três doenças podem ter sintomas parecidos, mas são causadas por agentes diferentes e exigem cuidados específicos.

  • A gripe é provocada pelo vírus da influenza, que tem várias mutações. Por isso, é importante tomar a vacina contra a gripe todos os anos, sempre que disponível. A gripe causa tosse, febre, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Em alguns casos, pode haver dores na garganta, coriza, congestão nasal e diarreia. A gripe tem um período de incubação curto, ou seja, os sintomas aparecem rápido e podem piorar de forma aguda.

 

  • A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que carrega um flavivírus. A dengue causa febre alta, que surge de forma abrupta, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar. Além disso, a dengue pode causar dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, dores musculares e dores nos olhos. Em algumas pessoas, pode haver dor abdominal, irritabilidade, náusea e vômito.

 

  • A Covid-19 é causada pelo coronavírus Sars-CoV-2, que também tem várias variantes. A Covid-19 pode ocorrer sem sintomas, mas os mais comuns são febre, cansaço, tosse seca, perda de olfato e paladar. Outros sintomas possíveis são dores de cabeça, dores de garganta, diarreia, olhos avermelhados e irritação na pele. Os sintomas graves incluem falta de ar, dores no peito, dificuldades para andar e confusão mental.

 

A principal forma de diferenciar essas doenças é pelo quadro respiratório. A dengue não causa sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar. Já a gripe e a Covid-19 podem ser mais difíceis de distinguir, por isso, é importante manter os mesmos cuidados de prevenção e isolamento quando houver suspeita de alguma delas.

Ao perceber os sintomas de gripe, dengue ou Covid-19, é importante se hidratar e não se automedicar. Além disso, é possível fazer testes para identificar a doença e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico, por isso, busque atendimento médico sempre que possível. Fique atento à evolução dos sintomas e procure atendimento médico de urgência se houver falta de ar, dificuldades para respirar, prostração, dores abdominais e vômitos frequentes.

Veja abaixo a tabela que a Prefeitura de Itabirito criou sobre o assunto:

Com a chegada das estações mais frias e chuvosas, o Brasil enfrenta um aumento nos casos dessas três doenças, que podem ter sintomas parecidos. Foto = reprodução PMI.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima