Em uma movimentação estratégica para melhorar a infraestrutura rodoviária, o governo federal do Brasil anunciou nesta quarta-feira (8 de maio de 2024) o lançamento do aviso de licitação para um projeto de grande envergadura na BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”. O trecho em foco, estendendo-se por 18 quilômetros entre Caeté e Ravena, faz parte do lote 8A e será financiado com recursos públicos, permanecendo fora do escopo de concessão à iniciativa privada.
A licitação busca uma empresa qualificada para desenvolver os projetos básico e executivo de engenharia, além de executar as obras necessárias de duplicação, restauração e melhorias. Este segmento específico da rodovia, que vai do quilômetro 422,4 ao 440,4, não inclui o trecho até Belo Horizonte, onde as desapropriações são mais complexas.
Com um orçamento estimado em R$ 399.779.367,84, o governo prevê que as propostas sejam avaliadas no dia 2 de agosto de 2024. Após a seleção da empresa vencedora, haverá um prazo estabelecido para a elaboração dos projetos de engenharia.
Alterações recentes no projeto de concessão da BR-381 refletem as dificuldades enfrentadas pelo governo em privatizar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Com três tentativas fracassadas, o trecho entre BH e Caeté foi excluído do plano de concessão, delegando ao poder público a responsabilidade pelas obras nessa área considerada complexa devido às necessárias desapropriações e reassentamentos.
O governo planeja realizar o leilão do restante da BR-381, de Caeté até Valadares, no segundo semestre do ano, marcando um passo significativo na transformação da infraestrutura rodoviária do estado de Minas Gerais.