Restauração do Complexo Ferroviário de 1896 em Engenheiro Corrêa será concluída ainda em 2025

COMPARTILHE:

Obra histórica no distrito de Engenheiro Corrêa revitaliza estação ferroviária construída em 1896. Foto — imagens antes da reforma/Luccas Reginaldo.
Obra histórica no distrito de Engenheiro Corrêa revitaliza estação ferroviária construída em 1896. Foto — imagens antes da reforma/Luccas Reginaldo.

O distrito de Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais, vive um momento especial com a transformação do Complexo Ferroviário local. Após mais de 50 anos sem qualquer manutenção, a histórica estação construída em 1896 está em processo de restauração, com conclusão prevista para este ano.

Desde novembro de 2024, a obra é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, contando com o patrocínio do Grupo Herculano e do Grupo J. Mendes, gestão da Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

Entre os principais avanços estão a reconstrução completa do telhado, que havia desabado e colocado o edifício em risco, e o reparo das paredes externas que apresentavam rachaduras severas. Além disso, as fundações receberam reforço estrutural, garantindo a integridade do imóvel.

“O projeto vai além de uma obra física. Ele resgata a conexão da população com sua história, tornando a estação um espaço de convivência e cultura”, destacou Gilson Antunes, coordenador do projeto.

O projeto prevê ainda melhorias no entorno, como paisagismo com plantio de grama e arbustos, sistema de irrigação automática, restauração da fonte e da caixa-d’água, além da instalação de iluminação cênica, segurança eletrônica, drenagem, cercamento e sistema contra incêndios.

Para quem deseja conhecer o espaço antes da restauração, está disponível um tour virtual em 360º, criado pelo profissional Luccas Reginaldo, acessível online clicando AQUI!

Veja algumas capturas de tela que o Agito Mais fez do ”tour”:

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima