Queimar lixo, mato ou restos de poda é crime ambiental e ameaça à saúde e segurança

Durante o período de seca, cresce o número de queimadas em áreas urbanas e rurais, agravando problemas respiratórios e aumentando o risco de incêndios. A prática é proibida por lei e pode resultar em multas, reforçando a importância das denúncias para a proteção da comunidade e do meio ambiente.

COMPARTILHE:

Queimadas ilegais colocam em risco a saúde da população e a integridade ambiental da cidade. Foto — crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press.
Queimadas ilegais colocam em risco a saúde da população e a integridade ambiental da cidade. Foto — crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press.

Durante o período de estiagem, é comum o aumento das ocorrências de queimadas em terrenos baldios, áreas verdes e até em regiões próximas a residências. Apesar de ainda ser usada por alguns como forma de “limpeza”, a prática de atear fogo em lixo, mato seco ou restos de poda é ilegal, perigosa e prejudicial à saúde pública.

A fumaça gerada agrava doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, e pode se alastrar rapidamente, provocando incêndios de grandes proporções. Além do risco à vida, as queimadas causam danos ambientais e comprometem a qualidade do ar.

De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, o uso do fogo para limpeza de terrenos ou quintais, assim como a queima de lixo doméstico e de restos de poda, é proibido, estando sujeito a multas e demais penalidades previstas na legislação ambiental.

Canais para denúncia em Itabirito (MG):

  • Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
    Protocolo: protocolosemam@pmi.gov.br
  • Ouvidoria Municipal
    Telefone: (31) 3561-2412
    Presencial: Av. Queiroz Júnior, 532, Centro, Itabirito/MG (antigo Campo do União)
    Online: Clique aqui
  • Brigada Municipal (focos de fogo): Ligue 156
  • Defesa Civil: Ligue 199

“Fogo se combate com denúncia. Preservar a cidade é dever de todos”, reforça a administração municipal.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima