A Prefeitura de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um mutirão de limpeza em Passagem, distrito que tem alto índice de casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O trabalho começou na quinta-feira (15 de fevereiro de 2024) e segue até esta terça-feira (20 de fevereiro), com o objetivo de identificar e tratar os focos e a proliferação do mosquito na localidade.
A ação conta com os agentes de combate às endemias, apoiados pela equipe dos bombeiros civis brigadistas. Nas visitas, os profissionais realizam o bloqueio dos focos do mosquito com aplicação de larvicida e descarte de inservíveis. Eles também têm o suporte de caminhões da Secretaria de Obras e orientam a população sobre os cuidados para evitar a dengue.
Resgate de residências
No sábado (17 de fevereiro), 22 agentes de endemias estiveram no distrito para realizar nova tentativa às casas que não receberam visitas. No total, 112 casas foram resgatadas durante a ação. A moradora Ana Angélica Barbosa destaca os cuidados que toma em sua residência:
“Faço a limpeza do terreiro para não deixar água parada. É preciso tomar cuidado, porque a doença está aí”, ressalta a moradora.
Em todos os dias de atuação, as residências com indicação receberam borrifação de inseticida com o uso de bomba costal. A comunidade pode colaborar com o combate à dengue ao receber os agentes de endemias, manter limpos os quintais, descartar corretamente os inservíveis e manter as caixas d’água devidamente tapadas.