Na noite desta última quinta-feira (20 de fevereiro de 2025), por volta das 22h32, a Polícia Militar de Itabirito, região central de Minas Gerais, realizou uma operação após receber informações de um colaborador anônimo. O informante indicou que o foragido da justiça, um jovem, de 25 anos, estaria homiziado no bairro Liberdade.
O endereço já era conhecido pelos policiais, pois ali reside o menor infrator, de 17 anos, conhecido por sua associação com o jovem de 25, para o comércio de drogas ilícitas. Quando as equipes policiais se aproximaram da residência, os suspeitos empreenderam fuga, saindo pelos fundos da casa e acessando outra rua do bairro.
Na rua em que os suspeitos fugiram, o soldado da PM conseguiu alcançar e deter o menor infrator de 17, enquanto o jovem de 25 conseguiu evadir, acessando um córrego e tomando rumo ignorado. No trajeto percorrido pelos dois, o soldado localizou uma arma de fogo, calibre .38, carregada com quatro cartuchos, sendo dois intactos e dois picotados.
O jovem de 25 anos, possui um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio, ocorrido em 18 de janeiro de 2025, em Itabirito, sendo considerado um foragido de alta periculosidade.
Diante dos fatos e considerando que o menor infrator de 17, não soube explicar a origem da arma de fogo, ele foi apreendido e apresentado à autoridade de polícia judiciária, acompanhado de seu responsável legal. O menor foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva, na mesma cidade, conforme procedimento de praxe, atendido e atestado sem lesões aparentes.
A Polícia Militar solicita que, em caso de denúncias ou emergências, os cidadãos acionem os telefones oficiais 190 ou 181.