Na manhã da sexta-feira (1º de agosto de 2025), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou oficialmente a Operação Agosto Lilás, voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. O evento de abertura ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, cidade sede do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), que coordena as ações na região dos Inconfidentes.
A operação é conduzida em conjunto com a 3ª Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica (3ª Cia Ind PM PVD) e se estende por todo o mês de agosto, com atividades nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.
As ações incluem campanhas educativas, palestras, orientações à população, patrulhamento preventivo e apoio às vítimas. O objetivo é ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres, fortalecer os canais de denúncia e promover uma rede de proteção mais eficaz.
A PMMG reforça que denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos telefones 190 (emergência), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque-Denúncia), garantindo sigilo e acolhimento às vítimas.
A Operação Agosto Lilás é parte de uma política institucional da PMMG voltada à proteção dos direitos humanos e à promoção de segurança pública com foco na prevenção de crimes de gênero.