PM realiza fiscalização de trânsito e remove bicicletas motorizadas irregulares

COMPARTILHE:

Operações da Polícia Militar focam em ciclomotores conduzidos por adolescentes, removendo dois veículos. Foto = divulgação PMMG.
Operações da Polícia Militar focam em ciclomotores conduzidos por adolescentes, removendo dois veículos. Foto = divulgação PMMG.

A cidade de Ipatinga, localizada no Vale do Aço, foi palco de operações de fiscalização de trânsito na última quarta-feira (29 de janeiro de 2025), com foco em ciclomotores (bicicletas motorizadas com motor artesanal). As ações foram realizadas pela Polícia Militar para garantir a segurança no trânsito e o cumprimento das normas legais.

Uma das operações ocorreu às 15h no bairro Bethânia, na Avenida Alberto Giovanni, onde uma bicicleta motorizada conduzida por um adolescente, com outro na garupa, foi abordada. A bicicleta foi removida ao pátio credenciado, e os adolescentes foram liberados. Às 17h50, uma segunda operação foi realizada no bairro Cidade Nobre, na Avenida Simon Bolívar. Outra bicicleta motorizada, também conduzida por um adolescente, foi abordada e removida ao pátio, com o adolescente sendo liberado. No total, foram removidas duas bicicletas motorizadas.

É importante lembrar que o uso de bicicletas motorizadas (ciclomotores) por adolescentes não é permitido. Para que um ciclomotor seja utilizado de forma regular, é necessário que o condutor tenha, pelo menos, 18 anos e possua habilitação específica para o tipo de veículo, além de seguir as normas de trânsito, como o uso de capacete e o respeito aos limites de velocidade.

As bicicletas motorizadas são tratadas pela legislação de trânsito como veículos motorizados, e, portanto, precisam cumprir as mesmas regras de circulação de motos e outros veículos. Quando conduzidas por adolescentes, sem a devida habilitação e sem o cumprimento das exigências legais, elas são consideradas irregulares.

Além disso, esses ciclomotores podem causar transtornos no trânsito, pois são mais vulneráveis e podem transitar entre os carros, aumentando o risco de acidentes. Por isso, a fiscalização é importante para evitar esses problemas e garantir a segurança no trânsito.

Com informações da Polícia Militar, a operação continua em andamento e reforça a necessidade de respeitar as leis de trânsito para garantir a segurança de todos.

COMPARTILHE:

veja +

+ recomendação

Rolar para cima