PM realiza fiscalização de trânsito e remove bicicletas motorizadas irregulares

COMPARTILHE:

Operações da Polícia Militar focam em ciclomotores conduzidos por adolescentes, removendo dois veículos. Foto = divulgação PMMG.
Operações da Polícia Militar focam em ciclomotores conduzidos por adolescentes, removendo dois veículos. Foto = divulgação PMMG.

A cidade de Ipatinga, localizada no Vale do Aço, foi palco de operações de fiscalização de trânsito na última quarta-feira (29 de janeiro de 2025), com foco em ciclomotores (bicicletas motorizadas com motor artesanal). As ações foram realizadas pela Polícia Militar para garantir a segurança no trânsito e o cumprimento das normas legais.

Uma das operações ocorreu às 15h no bairro Bethânia, na Avenida Alberto Giovanni, onde uma bicicleta motorizada conduzida por um adolescente, com outro na garupa, foi abordada. A bicicleta foi removida ao pátio credenciado, e os adolescentes foram liberados. Às 17h50, uma segunda operação foi realizada no bairro Cidade Nobre, na Avenida Simon Bolívar. Outra bicicleta motorizada, também conduzida por um adolescente, foi abordada e removida ao pátio, com o adolescente sendo liberado. No total, foram removidas duas bicicletas motorizadas.

É importante lembrar que o uso de bicicletas motorizadas (ciclomotores) por adolescentes não é permitido. Para que um ciclomotor seja utilizado de forma regular, é necessário que o condutor tenha, pelo menos, 18 anos e possua habilitação específica para o tipo de veículo, além de seguir as normas de trânsito, como o uso de capacete e o respeito aos limites de velocidade.

As bicicletas motorizadas são tratadas pela legislação de trânsito como veículos motorizados, e, portanto, precisam cumprir as mesmas regras de circulação de motos e outros veículos. Quando conduzidas por adolescentes, sem a devida habilitação e sem o cumprimento das exigências legais, elas são consideradas irregulares.

Além disso, esses ciclomotores podem causar transtornos no trânsito, pois são mais vulneráveis e podem transitar entre os carros, aumentando o risco de acidentes. Por isso, a fiscalização é importante para evitar esses problemas e garantir a segurança no trânsito.

Com informações da Polícia Militar, a operação continua em andamento e reforça a necessidade de respeitar as leis de trânsito para garantir a segurança de todos.

COMPARTILHE:

24 comentários em “PM realiza fiscalização de trânsito e remove bicicletas motorizadas irregulares”

  1. Boa noite,sou de Minas gerais,pois eu queria saber se posso circular, só no uso dessa motorizada,só para trabalho eu posso,sim obiabente respeitando,a legislação de trânsito
    Porém eu adaptei um escapamento além do original,mais a inda silêncio!
    Tenho mas de 18 anos

    1. HECTOR DARIO QUINTEROS

      Sou Minas Gerais, a pouco tempo estava desempregado desesperado a procura de emprego, consegui um graças a Deus, porém a empresa não fornece o vale transporte, pois estava contratando quem mora próximo da empresa.
      Eu moro a 35km da empresa.
      Eu tenho uma Mobilete, único veículo para trabalhar, não tive e ainda não tenho condições de estar adquirindo uma moto e a carteira.
      Eu ando conforme as leis de trânsito, e também com veste de serviços e capacete.
      Será que vai ser proibido nesta condições.

        1. LOURDES MARIA BASSI

          Essa história de ACC que o CONTRAN criou ,não existe .Procurei em várias autoescolas e ninguém fornece . Querem obrigar a pessoa a fazer a CNH categoria A .

      1. Realmente tem que ser proibido para menores de idade por não terem responsabilidade nem idade pra conduzir um veículo motorizado. agora quem é de maior e depende de uma motorizada ou Mobilete pra trabalhar e andar de boa com responsabilidade não tem necessidade de apreender ir pro pátio , polícia deveria focar mais em prender bandido e não trabalhador honesto e políticos deveriam ter mais vergonha na cara e punir quem rouba trabalhador colocar umas leis bem mais duras pra quando um for querer roubar pensar muito bem antes essa minha sincera opinião Tmj..,

      2. Meu amigo, para nós que usamos a bike motorizada ou Mobilete para fins de locomoção ou trabalho não dá problema, só andar conforme as leis de trânsito

    2. Boa noite meu amigo, seguindo as resolucoes do cotran 699 /17 e conjunto com 996/23 voce nao pode transitar com sua bicicleta motorizada em vias publicas, mesmo para uso de ir ao trabalho.

  2. Final de ano estava uma festa lá no litoral paulista(Praia Grande )se está bicicletas são obrigados a portar CNH. as elétricas que são mais potentes estavam a mil na ciclovias quase fui atropelado por uma , tem que fiscalizar elas tbm !!!!!!

    1. Poisé eu pergunto o mesmo é ninguém me responde aqui no meu município, as elétricas correm o dobro aínda são mais potentes e até crianças estão usando

    2. Vc ainda não está regularizado, precisa ter uma permissão ou habilitação tipo específica para veículo motorizado com duas rodas ou a carteira “A” para motos. Aconselho tirar a habilitação para motos, ela permite vc dirigir qualquer veículo de duas rodas, ou triciclo, não esqueça que o veículo tipo bike precisa ter luz farol na dianteira acesa mesmo durante o dia, luz traseira vermelha, retrovisores direito e esquerdo, documento da bike, do motor, freios dianteiro e traseiro, pneus bons que não ofereça risco a vc e as outras pessoas.

    3. Cantor Anilto Soares

      Olha gente o problema dos piá que coméção alopra na cidade e no meio do asfalto dai estragão pra nós homens de caráter , olha eu tinha uma bicicleta com motorzinho e eu ia por tudo até de uma cidade pra outra mas sempre pelo acostamento e com um capacete daqueles pra bicicleta mas a minha bicicleta eu tinha colocado luz alta e baixa , cinaleira e cétas tocadas por um dínamo éra bem equipada dai eu vendi e agora eu comprei outra to arrumando aos poucos

    1. Está escrito no próprio artigo ali em cima, jovem:
      “Para que um ciclomotor seja utilizado de forma regular, é necessário que o condutor tenha, pelo menos, 18 anos e possua habilitação específica para o tipo de veículo”.
      Ciclomotor é o mesmo que bike motorizada. Portanto, como você tem 13 anos, segundo a legislação atual você não pode conduzir esse tipo de veículo.

  3. Tenho 73 anos e adquiri um triciclos elétrico, não estou podendo caminhar muito por causa da artrose. Gostaria de saber se preciso de habilitação ou alguma licença para transitar.

  4. Na cidade de juiz de fora no dia 25 teve formatura do colégio .militar.o que tocou de música fazendo apologia ao uso de drogas que eu fiquei com vergonha.agora quer parar bicicleta..porque a polícia não fechou a fábrica que faz o motor elétrico? Vcs querem cobrar uma coisa mas faz outra

    1. Pois é. A própria carteira especifica que eles falam NENHUMA autoescola tem o curso pra oferecer então como quer recolher ou exigir? Que o adolescente não use essas bikes concordo, mas daí a recolher como irregular algo que não tem os meios dr regularizar é brincadeira de mau gosto e falta do que fazer da parte deles.

    2. Amigo ela e proibida usar em vias publicas, mas exemplos em sitios , fazendas e em areas particulares fechada ao uso plublico comum nao e proibido.

  5. Mauricio Siqueira

    Bem, eu acho um absurdo este país exigir habilitação p/bicicletas que ciclomotor é bicicleta já é absurdo habilitação ds Banana de Pijama B1 e B2 contra Denatran e Detran são máquina de e dinheiro. O povo tem que fazer algo p/impedir abusos que já é demais isso. 😠😠

    1. Tem que fechar a fábrica de motor porque artesanal eles não faz motor faz adaptação com Moraes comprado legalmente com nota fiscal e paga muito impostos molecada criativa.

  6. Ninguém ajuda a população esse pessoal dos Detrans paresse que passa o dia todo procurando uma forma de tomar dinheiro da população, o trabalhador mal ganha um salário. Min. Deem um curso gratuito, parem de acharcar o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima