Na última segunda-feira (21 de julho de 2025), a Polícia Militar de Minas Gerais deu início à Operação Linha Segura, com foco no combate ao uso de cerol e linhas cortantes durante o período de férias escolares. A ação, que segue até o dia 3 de agosto, abrange municípios da área do 52º Batalhão da PM, incluindo Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Diogo de Vasconcelos, todos localizados na região central de Minas Gerais,
A operação ocorre em espaços públicos e de uso comum com maior incidência de soltura de pipas, como praças, ruas, parques e áreas de lazer. O objetivo principal é garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas, além de evitar danos ao patrimônio público e privado.
O uso de cerol é considerado crime. Segundo o artigo 132 do Código Penal Brasileiro, que trata de “perigo para a vida ou saúde de outrem”, e a Lei Estadual nº 23.515/2019, fabricar, comercializar ou utilizar cerol ou qualquer tipo de linha cortante é infração passível de multa, apreensão do material e até detenção do infrator.
Além da fiscalização, a operação visa conscientizar a população sobre os riscos que essas práticas representam. A PMMG reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 190.
A ação integra as comemorações dos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, reforçando o compromisso da instituição com a preservação da vida e o bem-estar coletivo.