A Polícia Militar de Itabirito, na região central de Minas Gerais, vem reforçando ao longo de 2025 as ações de fiscalização de trânsito como parte de uma estratégia ampla de prevenção criminal. As operações ocorrem de forma ininterrupta, com abordagens nos períodos da manhã, tarde, noite e madrugada, com foco na segurança viária e repressão a práticas ilegais em Itabirito.
Durante as ações, foram constatadas infrações como a condução de veículos por motoristas não habilitados, circulação com documentação irregular, adulterações em características dos veículos e o uso de som automotivo em desacordo com a legislação, configurando perturbação do sossego conforme o artigo 42 do Decreto-Lei nº 3.688/41.
Outras irregularidades registradas incluem motocicletas com placas levantadas ou ausentes, rabetas cortadas, escapamentos adulterados e manobras perigosas como empinar ou realizar malabarismos. Tais condutas são tipificadas nos artigos 230, 244 e 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo, em alguns casos, configurar crime de direção perigosa conforme o artigo 308 do Código Penal.
Veículos com alterações ilegais, como modificações não autorizadas nas características de fábrica, também foram removidos, de acordo com o artigo 271 do CTB.
Ao Agito Mais a Polícia Militar reforça que além do aspecto repressivo, a atuação busca orientar e conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das normas, visando um trânsito mais seguro e organizado. Além da fiscalização de trânsito, a PM segue atuando no combate ao tráfico de drogas e a outros crimes que comprometem a paz pública.