O município de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, inaugurou no último domingo (29 de junho de 2025) uma nova sala de cinema no antigo auditório do Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes. A cerimônia oficial aconteceu às 21h30, durante a exibição do filme O Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil, integrando a programação da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.
A apresentação do espaço foi feita pelo diretor do museu, Alex Calheiros, que anunciou o nome oficial da sala: Joaquim Pedro de Andrade, em homenagem ao cineasta responsável pelo clássico Os Inconfidentes, lançado na década de 1970. O filme narra os principais episódios da Inconfidência Mineira, desde o surgimento do movimento até a execução de Tiradentes.
Com capacidade para 90 pessoas, o ambiente já foi palco de projetos relevantes, como o Cine Vila Rica, ação de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste ano, passou a integrar oficialmente a programação da CineOP.
A proposta é que o local funcione como uma sala de cinema permanente, equipada com tecnologia moderna para proporcionar uma experiência cinematográfica de qualidade tanto para moradores quanto para turistas.
“Vamos envidar esforços para dotar o espaço de equipamentos de última geração, que garantam uma experiência cinematográfica de qualidade para o público ouro-pretano e visitantes”, destacou Calheiros.
A programação completa da CineOP está disponível no site oficial: www.cineop.com.br