Na última quinta-feira (14 de dezembro de 2023), o Atelier de Artes Integradas, em Itabirito, na região Central de Minas Gerais, recebeu um espetáculo especial: a primeira apresentação pública dos alunos da Orquestra Escola de Itabirito. O projeto, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Associação Cultural O Berço da Orquestra, conta com o apoio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo.
A Orquestra Escola é formada por crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, que aprendem a tocar instrumentos como violino, violoncelo, viola, contrabaixo e flauta doce. Sob a regência do músico Antônio Afonso Gonçalves, coordenador e regente do projeto, os alunos mostraram o resultado das aulas, executando peças de compositores brasileiros e estrangeiros, como Beethoven e Suzuki.
A diretora de extensão das artes, Clarisse Marinho, elogiou o desempenho dos alunos e ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento cultural de Itabirito:
“Itabirito é um celeiro de músicos. Incentivar e promover o acesso gratuito à música clássica erudita para crianças e adolescentes é garantir que novos talentos sejam descobertos e elevem o nome do município ainda mais no cenário musical”, disse.