O comunicador, jornalista e escritor Lourenzo fará sua estreia como oficineiro na 19ª Feira do Livro de Itabirito, na região central de Minas Gerais. Natural de Ouro Preto, o multifacetado profissional vem se destacando desde 2017 nas redes sociais com produção de conteúdo voltado para moda, estilo e comportamento, reunindo um público fiel de mais de cinco mil seguidores.
Com uma trajetória marcada por atuações como colunista, apresentador e repórter, Lourenzo tem conquistado espaço no cenário da comunicação e da literatura contemporânea. Em 2023, consolidou seu trabalho ao concluir a formação em Jornalismo Especializado, passando a compartilhar com seu público os bastidores de sua rotina na comunicação.
No ano seguinte, foi convidado para integrar a coautoria do livro Quem Comunica Cresce, lançado pela Editora Lisboa em Belo Horizonte, capital do Estado. A obra, coordenada por Janaina Prado, aborda o desenvolvimento profissional e comportamental sob diferentes perspectivas de autores de todo o Brasil. O livro também foi publicado em Portugal, França e Itália.
Ainda em 2024, Lourenzo assinou participação na Coletânea de Contistas Contemporâneos, e atualmente finaliza seu próximo projeto literário, intitulado Quilombitudes – Caminho para a Liberdade, pela editora carioca SF Editorial.
Toda essa trajetória tem chamado a atenção do mercado editorial. Agora, Lourenzo estreia sua primeira oficina de escrita criativa com o tema “A arte de escrever histórias”, durante a programação da 19ª Feira do Livro de Itabirito. A atividade será gratuita e acontece no dia 11 de abril de 2025, às 14h, com vagas limitadas.
“Itabirito me abraçou desde que cheguei aqui, com inúmeras oportunidades que acompanharam meu crescimento. Essa estreia é muito marcante para mim. Poder contribuir com meu talento para jovens e adultos é um reavivamento da literatura e da escrita contemporânea”, destaca o jornalista.
Para Lourenzo, a escrita criativa é uma forma de liberdade e cura.
“Escrever criativamente é transformar a realidade com sensibilidade. É quando a gente deixa de apenas viver para também narrar, imaginar e propor outros mundos. É um convite à coragem de dizer com beleza o que às vezes o mundo tenta silenciar”, afirma.
Para acompanhar todos os trabalhos de Lourenzo, siga: @meninoLourenzo.