A noite de Natal foi marcada por violência e imprudência no trânsito de Belo Horizonte, na capital de Minas Gerais. Dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram um saldo de uma pessoa morta e outra ferida no Anel Rodoviário da capital. Além disso, dezenas de suspeitos de praticarem o “rolezinho” – trafegar com excesso de velocidade e fazendo barulho – foram abordados e tiveram suas motos apreendidas pela polícia.
O acidente mais grave ocorreu por volta das 23h de domingo (24 de dezembro de 2023), na altura do bairro Suzana, na região da Pampulha. Segundo testemunhas, uma motociclista de 25 anos colidiu com um carro e depois bateu na mureta central da via. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas só pôde constatar o óbito.
O outro acidente aconteceu por volta das 2h de segunda-feira (25 de dezembro de 2023), no bairro São Gabriel, região Nordeste da capital. Um rapaz de 21 anos, que estava na garupa de uma moto, sofreu uma fratura exposta no braço direito e foi socorrido pelo Samu. Ele foi encaminhado ao Hospital Odilon Behrens. A dinâmica do acidente não foi esclarecida pela Polícia Militar (PM).
A madrugada também foi de trabalho intenso para as forças de segurança, que receberam várias chamadas referentes à prática do “rolezinho”. A porta-voz da PM, major Layla Brunella, disse que esse foi um fenômeno diferente para uma noite de Natal:
“Tivemos um volume grande de chamadas e resposta imediata das guarnições. Em todos os bairros onde houve chamados, tivemos a atuação da PM, além de várias apreensões de motocicletas em BH e na região metropolitana”, informou.
Segundo o jornal O Tempo, pelo menos 148 registros foram computados no sistema da PM:
“No contexto geral, são crimes relacionados à perturbação do sossego e direção perigosa, pois são manobras que os motociclistas fazem em via pública, que são proibidas, mas, durante as abordagens, outros crimes surgem, como documentação irregular, furto, etc”, acrescentou a major.
No Departamento de Trânsito da Polícia Civil, a movimentação era intensa nesta manhã de Natal. Diversas viaturas da Guarda Municipal e da PM encaminharam suspeitos à Polícia Civil. Um deles foi um homem de 18 anos, que foi preso no bairro Capitão Eduardo, na região Noroeste da capital, por pilotar uma moto descaracterizada e sem habilitação:
“A moto estava sem a carenagem, sem placa, sem escapamento, e sem rabeta. O veículo também estava com documentação atrasada”, relatou o GM Edmilson Lamarche, que fez a prisão.
Na delegacia, militares da PM também relataram crimes semelhantes:
“Um suspeito empinou a moto, perdeu o controle e bateu em uma viatura da PM. A moto estava sem placa e foi removida”, contou um militar.
Esse caso ocorreu no Jardim Leblon, região da Pampulha.