Nesta última terça-feira, 31/01, houve o julgamento do caso entre Ipatinga e Betim, este último foi à justiça desportiva alegando sobre o jogo que marcou a volta do Ipatinga a elite da divisão mineira, a equipe do Betim, alegava que o adversário falsificou assinaturas de jogadores no Módulo II do ano passado.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Otávio Noronha, havia acatado a liminar do Betim (medida inominada), suspendendo o Estadual antes do seu início. Em reconsideração, Noronha autorizou o início da competição, mas suspendeu os jogos do Ipatinga até a decisão superior.
O caso teve desfecho feliz para o Tigre, o Pleno do Tribunal, por seis votos a três, julgou improcedente o recurso do Betim, que pleiteava a perda de pontos do Ipatinga para herdar a vaga na elite do Estadual. O Módulo II de 2022 foi vencido pelo Democrata de Sete Lagoas e teve o Ipatinga como vice-campeão. Ambos se classificaram para o Módulo I de 2023. O Betim ficou em terceiro lugar, um ponto atrás do Ipatinga.
Agora, o primeiro compromisso será no próximo sábado, contra o Atlético-MG, no Ipatingão, às 19h (de Brasília). A Federação Mineira de Futebol (FMF) vai remarcar os duelos com Villa Nova e Patrocinense, pela primeira e segunda rodada, suspensos à espera da decisão do STJD.