O Governo de Minas Gerais informou que, desde quinta-feira (2 de janeiro de 2025), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), juntamente com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ampliou significativamente o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), disponibilizando mais de 10 mil vagas diárias para a população.
Conforme a Seplag, essa ampliação representa o dobro da capacidade oferecida no mesmo período de 2024. Para atender à crescente demanda, mais de 300 funcionários foram capacitados, resultando na redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, além da ampliação dos horários disponíveis.
Expansão e melhorias
Em Belo Horizonte, capital do Estado, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete passou por melhorias substanciais, com a adição de 32 novos guichês e a duplicação da equipe de atendimento, tornando-a uma das unidades mais movimentadas do estado.
Além disso, os sistemas que emitem a Carteira de Identidade passaram por atualizações tecnológicas. Desde dezembro de 2023, mais de 2 milhões de documentos já foram emitidos em Minas Gerais, conforme dados da PCMG.
Como emitir a carteira nacional de identidade
Para emitir a nova Carteira Nacional de Identidade, é necessário agendar o atendimento por meio do Portal MG ou do aplicativo MG App. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para agendamento é de dez dias.
Segundo o site do governo, os modelos anteriores da CNI serão válidos até 22 de fevereiro de 2032, desde que estejam em bom estado de conservação e aptos a identificar a pessoa. Portanto, os cidadãos têm até 2032 para emitir a primeira via da nova Carteira de Identidade de forma gratuita.