A Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – apresenta esta semana um concerto especial com o tema A Música e outras artes, sob a regência do maestro Marcos Silva-Santos e com a participação do cantor e compositor mineiro Celso Adolfo. O espetáculo mostra como a música se relaciona com outras formas de expressão artística, como a literatura, a pintura e o cinema.
O repertório inclui obras de compositores como Respighi, Satie, Mussorgsky e Barber, que se inspiraram em quadros, poemas e filmes para criar suas peças. Além disso, o público poderá apreciar as canções de Celso Adolfo, que musicou textos de grandes escritores brasileiros, como Guimarães Rosa, Henriqueta Lisboa, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.
O concerto terá duas apresentações: a primeira será no dia 9 de dezembro de 2023, sábado, às 20h, no Teatro Feluma, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com ingressos a preços populares (R$10,00 e R$5,00) que podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. A segunda será no dia 10 de dezembro, domingo, às 18h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, na região Central do Estado, com entrada gratuita.
A Jovem Orquestra de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco, uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. A JOOB tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; o apoio do Cartório 1o Ofício; do CORI Registro de Imóveis, do Hotel Verdes Mares, da Fazenda Pé do Morro, do Teatro Feluma e dos Amigos da Orquestra. A JOOB também conta com o programa de doação Amigos da Orquestra, que permite que pessoas e empresas colaborem com a manutenção do grupo. Para mais informações, acesse o site www.casademusica.org ou envie um e-mail para casademusicaob@gmail.com.