Inconfidentes: produtos mineiros avançam em processo de reconhecimento no INPI

O evento, realizado no prédio da FIEMG, em Ouro Preto, marca a 5ª etapa no processo de registro de Indicações Geográficas pelo INPI.

COMPARTILHE:

Jabuticaba de Cachoeira do Campo e geleia de pimenta-biquinho de bento rodrigues avançam no registro de certificação pelo INPI. Foto = divulgação.
Jabuticaba de Cachoeira do Campo e geleia de pimenta-biquinho de bento rodrigues avançam no registro de certificação pelo INPI. Foto = divulgação.

Na última quarta-feira (12 de março de 2025), a Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, avançou no processo de registro de suas primeiras Indicações Geográficas (IGs). Em evento realizado na FIEMG, em Ouro Preto, foram lançados os Signos Distintivos da Geleia de Pimenta-Biquinho de Bento Rodrigues, de Mariana, e da Jabuticaba de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto.

O reconhecimento oficial das IGs pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) busca valorizar produtos com características únicas associadas ao local de origem. A certificação oferece benefícios como valorização de mercado, atração de turistas e geração de renda para produtores locais.

Amarildo Pereira, idealizador do Fórum Regional de Diversificação Econômica (FRDE) e gestor do Movimento IGMG, destacou:

“Chegar a essa etapa representa um marco histórico para a região. A Indicação Geográfica dá protagonismo aos produtores e valoriza sua identidade.”

Das 129 IGs registradas no Brasil, o Instituto Inovates, parceiro estratégico do Movimento IGMG, contribuiu diretamente com mais de 50 registros. Felipe Pereira Gama, da Balaio Design e Estratégia, responsável pela identidade visual dos produtos, ressaltou:

“A IG é um reconhecimento que garante autenticidade e abre portas para novas oportunidades, tanto no Brasil quanto no exterior.”

Produtos como a Jabuticaba de Cachoeira do Campo, transformada em licores e geleias, e a Geleia de Pimenta-Biquinho, que reflete a resiliência da comunidade de Bento Rodrigues após o rompimento da barragem de 2015, carregam o orgulho e a identidade da Região dos Inconfidentes.

De acordo com Gilmar Barboza, Coordenador Executivo do FRDE, a projeção nacional e internacional dos produtos locais fortalece a identidade da região e pode torná-la recordista em IGs no Brasil. O trabalho conjunto entre produtores, empresas e autoridades reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o turismo gastronômico e cultural.

O próximo passo no processo é a estruturação das IGs até julho de 2025, quando será realizado o pedido de reconhecimento oficial pelo INPI. Para mais informações sobre o Movimento IGMG e os próximos eventos, acesse https://forumregionalmg.com.br.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima