A Guarda Civil Municipal de Itabirito realizou uma fiscalização de trânsito na rua Dr. Eurico Rodrigues, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, na noite de quarta-feira (17 de janeiro de 2024), e flagrou uma motocicleta com diversas irregularidades. O condutor, não possuía habilitação e estava com a placa levantada, o pneu traseiro gasto, a lanterna de freio quebrada, a lanterna traseira apagada, o paralama traseiro raspado e a carenagem traseira raspada.
Segundo o boletim de ocorrência da Guarda Civil Municipal, o veículo foi removido para o pátio credenciado pelo Detran-MG, conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, o condutor não aceitou a medida administrativa e se dirigiu até uma barbearia próxima, onde conversou com cerca de seis pessoas que estavam no local. Em seguida, ele voltou e começou a exigir explicações da guarnição, em tom de voz alta e agressivo.
Durante o diálogo, o sujeito proferiu ofensas aos agentes da Guarda Civil Municipal, dizendo:
“vou dar fuga em vocês todos os dias, seus bostas, vai tomar no c** sô”.
Diante disso, ele recebeu voz de prisão por desacato e foi algemado, por motivo de segurança. Ele ainda informou que a motocicleta não estava registrada em seu nome e que o proprietário não iria retirá-la do pátio, pois já havia sido removida anteriormente.
O homem foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos da Silva, na mesma cidade, onde recebeu atendimento médico, e depois para a 250ª Companhia da Polícia Militar, onde foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência. Ele responderá pelo crime de desacato, além das infrações de trânsito cometidas.