Na madrugada deste domingo (6 de abril de 2025), por volta das 00h18, durante deslocamento para atender a uma ocorrência de perturbação de sossego no bairro Padre Adelmo, em Itabirito, região central de Minas Gerais, a guarnição da Polícia Militar se deparou com um veículo Fox, que seguia na contramão de direção na Praça do Cruzeiro. O veículo, que estava se dirigindo para a Rua Bação, foi imediatamente abordado pela guarnição, que deu a ordem de parada.
No entanto, o motorista, ao perceber a aproximação policial, acelerou e seguiu para sua residência, parando em frente à casa e tentando se esconder. Durante a abordagem, o homem de 30 anos foi chamado por familiares, que estavam na porta da residência.
Ao ser questionado, o homem negou possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alegando que o carro não era seu, mas de um visitante que estava em sua residência. Ele afirmou que pegou o veículo para comprar um cigarro nas proximidades. Quando indagado sobre possível ingestão de bebida alcoólica, o homem negou, mas se recusou a realizar o teste de alcoolemia (bafômetro).
A abordagem seguiu com a verificação do sistema de documentação do veículo, e constatou-se que o licenciamento e o IPVA do carro estavam atrasados, configurando uma infração. Diante dos fatos, a guarnição confeccionou os devidos Autos de Infração de Trânsito (AIT’s), e o veículo foi removido para o pátio de apreensões de Itabirito.
No entanto, uma nova complicação ocorreu quando o proprietário do veículo chegou ao local e, ao ser solicitado a entregar as chaves do carro para o reboque, se recusou, dificultando o trabalho dos agentes. Mesmo com a resistência, o reboque foi concluído, e o veículo foi removido sem maiores incidentes.