GCMI aplica multas no carnaval; fotos revelam infrações e causam repercussão na cidade

COMPARTILHE:

Fiscalização rigorosa gera debates nas redes sociais sobre Infrações de Trânsito. Foto = reprodução grupos de WhatsApp.
Fiscalização rigorosa gera debates nas redes sociais sobre Infrações de Trânsito. Foto = reprodução grupos de WhatsApp.

Na tarde deste domingo (02 de março de 2025), fotos e vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp mostram a Guarda Civil Municipal de Itabirito, na região central de Minas Gerais, autuando motoristas que estacionaram em locais proibidos durante o Carnaval. Entre as infrações observadas, estavam veículos parados em áreas destinadas ao uso exclusivo de ônibus e locais com placas móveis de “proibido parar e estacionar”. Em uma das fotos, é possível ver que alguns motoristas levantaram a “fita zebrada” e estacionaram os carros, desrespeitando a sinalização.

A operação gerou grande repercussão na cidade e nos grupos de WhatsApp. Muitos moradores expressaram descontentamento, argumentando que a Guarda deveria ser mais flexível, considerando a dificuldade de encontrar estacionamento próximo ao centro durante o Carnaval. Por outro lado, há quem defenda as autuações, afirmando que, onde há sinalização proibindo o estacionamento, as regras devem ser seguidas rigorosamente.

Em algumas das imagens que ilustram a situação, é possível ver claramente veículos estacionados em pontos proibidos, mesmo onde a sinalização é móvel.

A equipe do Agito Mais entrou em contato com a Guarda Municipal de Itabirito para esclarecer a situação. Segundo a Guarda, a sinalização móvel é planejada e elaborada pela Secretaria de Trânsito e tem a mesma validade das sinalizações fixas. A Guarda Municipal não decide sobre a localização das placas, mas é responsável pela fiscalização, atuando tanto por iniciativa própria quanto por acionamento.

A Guarda ressaltou que está apenas cumprindo a legislação e que as fotografias das infrações, embora não obrigatórias, fortalecem a comprovação das autuações e multas aplicadas.

A discussão sobre a rigidez das autuações reflete a divisão de opiniões na cidade, mas a Guarda Municipal reforça que a fiscalização visa manter a ordem e segurança no trânsito, especialmente durante o agitado período do Carnaval.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima