Uma falsa situação de refém aconteceu em uma imobiliária na Avenida Queiroz Júnior, bairro Praia, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, próximo ao posto Ale. Houve uma ocorrência policial na manhã desta terça-feira (30 de janeiro de 2024). Uma chamada para a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) informava que havia um refém no local durante um assalto.
Várias equipes da PM foram acionadas e cercaram a área, interditando parte do trânsito na avenida. Ao entrarem na loja, os policiais, sob o comando do tenente Veríssimo, se depararam com uma situação diferente da esperada.
Ao entrarem no estabelecimento, os policiais encontraram uma jovem que estava em pânico, desesperada e confusa. Ela não estava sendo mantida refém por nenhum criminoso, mas sim sendo vítima de uma tentativa de extorsão por telefone.
Segundo os policiais, um golpista ligou para a loja e exigiu que ela fizesse uma transferência Pix de R$ 20 mil, sob ameaça de violência. A jovem ficou em estado de choque e não conseguiu reagir.
Os policiais conseguiram acalmar a vítima e encerrar a ligação. Eles também revistaram um homem que estava próximo à farmácia e que agia de forma suspeita, mas não encontraram nada que o ligasse ao crime.
A Polícia Militar está analisando as imagens das câmeras de segurança da farmácia e de outros estabelecimentos da região para tentar identificar o autor da tentativa de extorsão.
O caso causou medo e preocupação entre os comerciantes e os pedestres que passavam pelo local. A PM orientou a população a ficar atenta e a não cair em golpes por telefone.