Nos dias 4 e 5 de julho de 2025, Itabirito, na região central de Minas Gerais, será sede de um evento esportivo nacional voltado para a inclusão e acessibilidade. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike dos Surdos, que acontecerá no Alto do Cristo, durante a programação da Internacional Chaoyang Estrada Real, tradicional competição que movimenta o calendário do ciclismo nacional e internacional.
A iniciativa é promovida pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), com apoio da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) e da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
A competição contará com a participação de ciclistas surdos de diversas regiões do país, nas categorias masculino e feminino, e integra uma ação de valorização do esporte adaptado e da acessibilidade no esporte de alto rendimento.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Eduardo Braga, a realização do campeonato representa um avanço nas políticas públicas de incentivo ao esporte para todos.
“Apoiar eventos como esse reafirma o nosso compromisso com o esporte para todos. É fundamental garantir espaço, visibilidade e oportunidades para os atletas com deficiência”, afirmou.
O evento também visa ampliar a visibilidade dos atletas surdos e promover a inclusão por meio do esporte, integrando performance, superação e diversidade.