Minas Gerais registrou um avanço histórico na educação, conforme divulgado oficialmente nesta quinta-feira (17 de julho de 2025), pela Agência Minas Gerais. O Estado superou a média nacional em alfabetização e conquistou uma das melhores posições no ranking brasileiro.
Minas saltou da sétima para a terceira colocação no ranking nacional da alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 11 de julho, revelam que 72,07% dos estudantes mineiros foram considerados alfabetizados em 2024, ultrapassando tanto a meta nacional de 63,2%, quanto a meta estadual projetada para 2026, que era de 69,5%.
O desempenho mineiro é agora o melhor da Região Sudeste e o terceiro maior do país, ficando atrás apenas do Ceará (85,31%) e Goiás (72,74%).
Outro destaque importante é que Minas erradicou totalmente o percentual de estudantes no nível insuficiente de alfabetização, ampliando significativamente a proporção de alunos nos níveis recomendados e avançados. O resultado representa um avanço concreto na garantia de que mais crianças estejam aprendendo a ler e escrever na idade adequada.
Com um crescimento de 12,26 pontos percentuais em relação a 2023, Minas Gerais alcançou o maior avanço entre todos os estados brasileiros. A taxa de participação de 88,85% reforça ainda mais a confiabilidade e a representatividade dos dados divulgados.
Os resultados consolidam Minas como uma referência nacional na recomposição das aprendizagens, superando metas antes previstas apenas para os próximos anos.
Investimentos e projetos que transformam
O salto da educação mineira é reflexo de um conjunto de ações estruturantes. Em 2024, o Governo do Estado destinou R$ 19,2 bilhões à educação pública, o maior investimento da história do setor no Estado. Recursos que garantiram condições para transformar escolas e resultados educacionais.
Entre as ações que contribuíram para esse avanço estão:
- O Projeto de Leitura e Escrita, que modernizou bibliotecas, distribuiu livros e fomentou a cultura leitora em toda a rede pública;
- A formação continuada de professores alfabetizadores, com metodologias específicas e foco na prática de sala de aula;
- O uso de materiais pedagógicos especializados, que potencializaram a qualidade do ensino.
Itabirito também colhe bons frutos
No município de Itabirito, região central do Estado, os reflexos desse avanço já são percebidos. A cidade apresenta escolas públicas com destaque em olimpíadas estudantis e altos índices de qualidade em avaliações educacionais, reforçando a força desse movimento de transformação no cenário regional.