Começa nesta quinta-feira (14) e segue até o próximo domingo (17) a quarta edição da Festa da Luz, evento que já se tornou tradição no Centro de Belo Horizonte região central do estado.
A programação, totalmente gratuita, contará com 13 instalações luminosas, 12 obras de video mapping, performances, shows e festas. O festival ocupará pontos icônicos da cidade, como Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Rua Aarão Reis, Rua Sapucaí e o entorno do Edifício Sulacap/Sulamérica (nova Praça Fuad Noman).
Com o tema “Culturas Urbanas”, o evento reúne artistas de Belo Horizonte, de outras cidades do Brasil e convidados internacionais. Entre os destaques musicais está o show especial do novo álbum do rapper belo-horizontino FBC, Assaltos & Batidas.
O festival engloba manifestações como hip-hop, graffiti, dança de rua e música de diferentes estilos, além de intervenções tecnológicas e experiências imersivas.
Neste ano, o público também poderá participar de visitas guiadas por todo o circuito, com saída da Praça Fuad Noman, às 18h30, e duração aproximada de 90 minutos. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Entre as atrações visuais, está a já famosa “frase do ano”, projetada na escadaria da Rua Sapucaí para a Estação Central, que todos os anos viraliza nas redes sociais. Em 2025, a homenagem será à comunidade LGBTQIA+, com uma frase da escritora Amara Moira.
A programação inclui ainda o Duelo de MCs, a Velha Guarda do Soul, apresentações musicais nos palcos MUMA e Treme Terra, além de uma mostra de video mapping com artistas de seis estados brasileiros.
Interdições no trânsito
A Prefeitura de Belo Horizonte fará alterações no tráfego durante o evento:
- Viaduto Santa Tereza: interditado de quinta (14) a domingo (17), das 17h à 1h.
- Rua Aarão Reis: fechada no mesmo período, entre a Av. dos Andradas e a Rua dos Tupinambás.
Linhas de ônibus municipais e metropolitanas terão itinerários alterados. As linhas que utilizam a Aarão Reis terão ponto final transferido para a Rua da Bahia.
Serviço – Festa da Luz BH 2025
Quando: 14 a 17 de agosto (quinta a domingo)
Onde: Baixo Centro de BH – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, Rua Aarão Reis e Rua Sapucaí
Entrada: gratuita