Ouro Preto (MG) = A professora Dalila Xavier, que ensina na Escola Municipal Aleijadinho, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais, foi uma das vencedoras do prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola. O prêmio reconhece projetos de ensino de arte que contribuem para a formação integral dos estudantes.
O projeto premiado, chamado Histórias Transatlânticas: O mar como território da arte e patrimônio cultural afro-brasileiro, envolveu alunos do 6º. ao 9º. ano, que pesquisaram e valorizaram a cultura negra, que representa cerca de 70% da população de Ouro Preto, segundo o censo do IBGE de 2010.
A proposta da professora Dalila foi estimular os alunos a refletirem sobre o conceito de afro-patrimônio, que é a herança cultural dos povos africanos e seus descendentes no Brasil, e a reconhecerem sua presença e diversidade nas diferentes regiões do país. Além disso, os alunos também aprenderam sobre elementos da linguagem audiovisual, como roteiro, direção, edição e sonorização.
Uma das atividades do projeto foi uma viagem ao Rio de Janeiro, onde os alunos visitaram o Instituto Pretos Novos, um sítio arqueológico que guarda os restos mortais de milhares de africanos escravizados que morreram no porto do Rio. Lá, eles gravaram um curta-metragem que conta as histórias transatlânticas que o mar testemunhou. O filme está disponível no canal do youtube da escola.
Assista abaixo o filme: