CRAS Volante leva serviços sociais à comunidade de Ouro Preto

COMPARTILHE:

Na próxima sexta-feira (10 de novembro de 2023), às 10h, a Prefeitura de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai inaugurar a van do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante na quadra do Morro Santana. O CRAS Volante é um projeto que visa auxiliar os CRAS de referência, principalmente em localidades mais afastadas da sede, ao prestar serviços de assistência social a famílias que residem em áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

O evento de inauguração contará com a presença de autoridades municipais e parceiros do projeto, além de oferecer diversos serviços socioassistenciais à população, como Cad Único, Bolsa Família, BPC / LOAS, Carteira do Autista, ID Jovem, benefícios eventuais, emissão de certidões, RG e CPF, aferição de glicemia e pressão arterial, corte de cabelo, unhas e sobrancelhas, atividades culturais, rua de lazer com pipoca e algodão doce.

Para ser atendido pelo CRAS, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais e de todos os membros que moram na mesma casa, sendo: RG, CPF, comprovante de residência e de renda. Para obter o RG, serão distribuídas 40 senhas e é necessário portar os documentos obrigatórios e adicionais, além de pagar a taxa de R$100,74 pela DAE, ou solicitar a isenção por meio do CRAS. Para obter o CPF, é preciso levar o RG e título de eleitor (adultos), RG e certidão de nascimento original e legível (crianças), além de pagar a taxa de R$7,00.

O CRAS Volante tem a liderança da diretora da Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, e do coordenador, Rhenan Hermes. A van foi adaptada para funcionar como escritório itinerante, com sistema elétrico, de telefonia e som e mobiliário adequados, e também plotagem. O projeto contou com o apoio do ex-deputado estadual Glaycon Franco.

Além do CRAS Volante, o município mantém o CRAS em Antônio Pereira, Cachoeira do Campo e Santa Rita (distritos de Ouro Preto), São Cristóvão e Padre Faria (sede), que juntos desempenham um trabalho que busca a emancipação e autonomia do cidadão, com várias atividades como palestras, rodas de conversa e oficinas.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima