Concurso público da Educação em Minas encerrou inscrições com mais de 10 mil candidatos

As provas objetivas e de redação estão previstas para 28 de setembro, em cidades-sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

COMPARTILHE:

Inscrições encerraram com mais de 10 mil candidatos; pagamento do DAE foi até sexta (22/8). Foto — Dirceu Aurélio / Imprensa MG.
Inscrições encerraram com mais de 10 mil candidatos; pagamento do DAE foi até sexta (22/8). Foto — Dirceu Aurélio / Imprensa MG.

O Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), encerrou, às 16h da última quinta-feira (21/8), as inscrições para o concurso público da Educação, que disponibilizou 13.795 vagas em diversas carreiras da rede estadual de ensino.

O processo seletivo representou uma das maiores oportunidades recentes para ingresso no serviço público da educação em Minas Gerais. As inscrições foram realizadas exclusivamente pelo site da Consulplan, banca organizadora do certame. As taxas variaram de R$ 21 a R$ 33, conforme o cargo escolhido. Foi permitido se inscrever para mais de uma função, desde que as provas não coincidissem no mesmo turno.

Após concluir a inscrição, os candidatos tiveram até as 20h desta sexta-feira (22/8) para efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e garantir a participação no processo seletivo. O recolhimento pôde ser feito em bancos e casas lotéricas autorizados.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o concurso foi um marco para a rede estadual.

“Esse concurso representou um passo fundamental para fortalecer a rede, garantindo que cada escola de Minas conte com profissionais qualificados e comprometidos com a aprendizagem dos nossos estudantes. Foi uma oportunidade para quem acredita no poder transformador da educação fazer parte dessa missão”, afirmou.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, também ressaltou a relevância da seleção.

“O concurso foi uma oportunidade para os profissionais da área de Educação contribuírem com o quadro de funcionalismo do Estado e com a qualidade do ensino em Minas Gerais, atuando diretamente na formação dos estudantes mineiros”, destacou.

Etapas e provas

A seleção será realizada em três fases: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. As duas primeiras etapas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para 28/9, nas cidades-sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Já a análise de títulos, de caráter classificatório, será destinada apenas aos cargos de nível superior.

O edital também reservou 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), assegurando condições específicas para a realização das provas, conforme a legislação vigente.

Abrangência e cargos

O concurso contemplou vagas e formação de cadastro reserva em todas as 47 SREs, além da Unidade Central da SEE/MG. Os cargos ofertados foram:

  • Professor de Educação Básica (PEB)
  • Especialista em Educação Básica (EEB)
  • Técnico da Educação (TDE)
  • Analista da Educação Básica (AEB)
  • Analista Educacional (ANE)
  • Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE)
  • Assistente Técnico de Educação Básica (ATB)

Todos os detalhes sobre requisitos, atribuições, conteúdo programático e cronograma constam no edital disponível no site da Consulplan.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima