CarnaCaps anima as ruas de Itabirito com muita música e inclusão

Por

Picture of Hugo Avelino

Hugo Avelino

COMPARTILHE:

Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, foi palco de uma festa carnavalesca diferente e cheia de significado nesta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024). O bloco CarnaCaps, composto por usuários e servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ad, Adulto e Infantojuvenil, saiu às ruas da região central da cidade para celebrar a vida, a alegria e a inclusão.

Com adereços coloridos, confetes, serpentinas e o som dos tambores, o CarnaCaps chamou a atenção de quem passava pelo Circuito Central. Um carro de som tocava marchinhas de Carnaval criadas pelos próprios usuários dos Caps, que abordavam temas como a atenção, o cuidado e o não aprisionamento em manicômios.

O evento, que já é tradicional na cidade, é realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da Guarda Civil Municipal. Segundo a coordenadora em Saúde Mental, Silvana Mendanha, o CarnaCaps é uma forma de promover a integração dos usuários dos Caps com a sociedade local, valorizando a sua autonomia e o seu sentimento de pertencimento.

“O CarnaCaps é uma forma de inclusão que cresce a cada ano. A alegria dos comerciantes, motoristas e pedestres quando nos veem pelo Circuito Central é contagiante, nos motiva a promover a aproximação dos usuários com a sociedade local. Os usuários do Caps são pessoas que têm autonomia e ficam extremamente felizes com esse sentimento de pertencimento”, destaca Silvana.

O desfile do CarnaCaps também contou com a participação de familiares e representantes da sociedade civil, que prestigiaram a iniciativa. Além disso, alunos da Apae se juntaram à folia e acompanharam o carro de som ritmados pela batida dos tambores e tamborins.

Outra ação que marcou o CarnaCaps foi a conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Servidores da equipe de endemias aproveitaram o momento para distribuir panfletos e orientar o público sobre as medidas de prevenção.

O CarnaCaps é uma das atividades que integram o calendário de ações dos Caps, que oferecem atendimento especializado em saúde mental para crianças, adolescentes e adultos que sofrem com transtornos mentais ou dependência química. Os Caps funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e contam com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, entre outros profissionais.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima