Nesta última quarta-feira (26 de fevereiro de 2025), durante uma blitz de trânsito em Itabirito, na região central de Minas Gerais, com alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal, uma bicicleta motorizada branca, sem identificação de marca/modelo, conduzida por um adolescente, desobedeceu a ordem de parada e avançou sobre os Guardas Municipais.
A moto patrulha, iniciou uma perseguição utilizando sinais luminosos e advertências verbais. O adolescente, em alta velocidade, entrou na Rua Ana Maria Teixeira, passou pela Rua Manoel João Pinto na contramão, seguiu para a Av. dos Inconfidentes e entrou na BR-356. Em seguida, ele invadiu a área de manobras do terminal rodoviário de Itabirito, o que é proibido.
O adolescente manobrou a bicicleta no estacionamento da rodoviária, desceu pela contramão no acesso principal para táxis e veículos, e continuou pela BR-356, novamente na contramão. Ele passou pela Av. dos Inconfidentes, avançou um sinal vermelho e entrou na contramão da Rua João Pinheiro, transitando pela calçada da Escola Municipal Natália Donada Melillo durante o horário de aulas.
Na Rua Ana Maria Teixeira, o adolescente tentou ultrapassar a moto patrulha e colidiu com ela, fazendo com que o GCM ficasse preso sob a motocicleta. O adolescente tentou fugir a pé, mas foi detido pelo inspetor que estava de folga e por outro GCM.
Mesmo dentro da viatura, o adolescente continuava a desrespeitar os guardas. Foi constatado que ele não possuía habilitação e não usava capacete de segurança. A bicicleta motorizada foi removida ao pátio credenciado.
Ambos, o adolescente e o GCM, foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos, na mesma cidade, onde realizaram exames médicos. Os testes de etilômetro resultaram em 0,00 mg/L para ambos. Devido à resistência apresentada, foi necessário o uso de algemas para conter o adolescente.
O caso foi registrado e encaminhado à autoridade policial para as devidas providências.