Uma perseguição policial na BR-040, em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte, terminou com um suspeito de 36 anos baleado na madrugada desta terça-feira (24 de dezembro de 2024). Seu comparsa, de 27 anos, também foi detido pela Polícia Militar (PM). Ambos estavam em um caminhão que havia sido furtado.
De acordo com informações da PM, na noite de segunda-feira (23 de dezembro), os militares foram acionados com a informação de que um caminhão furtado estava sendo rastreado na BR-040. A equipe localizou o veículo na altura do km 491 e deu ordem de parada ao motorista, um homem de 27 anos.
O condutor, no entanto, desobedeceu à ordem e iniciou uma fuga em alta velocidade, realizando manobras perigosas que colocaram em risco a vida de outros motoristas e dos policiais, conforme a PM.
Diante da situação, os policiais dispararam contra o caminhão, forçando a parada do veículo. Em seguida, pediram que o motorista descesse. O homem de 27 anos atendeu ao pedido, mas, nesse momento, os policiais avistaram o segundo suspeito, de 36 anos, que também estava no caminhão.
Conforme os militares, ele portava uma arma de fogo e realizou movimentos bruscos em direção aos policiais, que atiraram. O homem foi socorrido e levado ao Hospital São Judas Tadeu, sob escolta policial.
As investigações revelaram que o motorista de 27 anos possuía um mandado de prisão em aberto pela comarca de Ribeirão das Neves, além de registros criminais por roubo, receptação, tráfico de drogas e fuga de presos. O homem de 36 anos tem passagens por lesão corporal, ameaça, estupro de vulnerável, receptação, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículos.
A perícia foi acionada e realizou os trabalhos no local. O caminhão foi devolvido ao proprietário após determinação da Polícia Civil. A Corregedoria da PM acompanhou o registro da ocorrência, e as armas usadas pelos militares foram recolhidas para análise e permanecem à disposição da corporação.