Após tombamento de caminhão, Prefeitura de Mariana alerta produtores rurais

COMPARTILHE:

Um acidente envolvendo um caminhão tanque na BR-356, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, na manhã deste sábado (30 de dezembro de 2023), provocou um vazamento de combustível que atingiu o Ribeirão do Carmo, em Mariana, também na região Central do Estado. O motorista do veículo foi socorrido e cerca de 26 mil litros de gasolina, diesel S-500 e diesel S-10 foram despejados no Ribeirão Tripuí, que é afluente do Ribeirão do Carmo. O vazamento representa um risco ambiental e de saúde para a região.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Defesa Civil, do Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Civil e das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, acompanha e apura os desdobramentos da contaminação. A coordenação é da Defesa Civil de Ouro Preto, que isolou a área do acidente, no bairro Saramenha, e tomou medidas preventivas para evitar explosão ou agravamento dos danos.

Leia também:

Caminhão tanque tomba próximo à ACTECH em Ouro Preto e deixa motorista ferido

A Prefeitura de Mariana informa que o abastecimento de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) não foi afetado. No entanto, recomenda que os produtores rurais que utilizam a água do Ribeirão do Carmo para irrigação, hidratação de animais ou uso humano, evitem o consumo até que a situação seja normalizada. O contato com o combustível pode causar contaminação do solo e intoxicação.

A Defesa Civil de Minas Gerais, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) também foram acionados e estão trabalhando em conjunto com os municípios de Mariana e Ouro Preto para avaliar os impactos e mitigar os efeitos do vazamento.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima