O Sebrae Minas levará a diversidade cultural de Minas Gerais para a 35ª Feira Nacional de Artesanato, que ocorrerá em Belo Horizonte, na Capital do Estado, de 4 a 8 de dezembro de 2024. Mais de 45 artesãos ligados a associações e cooperativas e 10 agroindústrias do estado, apoiados pelo Sebrae, irão expor e vender seus produtos no evento, destacando o artesanato, história, tradição e cultura mineira. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.
O espaço Origem Minas tem como objetivo reconhecer os saberes tradicionais de artesãos e agroindústrias, ampliando o mercado de atuação dos participantes e incentivando o consumo de produtos locais. O “Origem Minas Artesanato” apresentará trabalhos de 45 artesãos de mais de 30 municípios mineiros, incluindo carrancas, santos em madeira, bordados e peças de cerâmica. Já o “Origem Minas Agroindústria” contará com 10 agroindústrias de 8 cidades, oferecendo produtos típicos como cafés, cachaças, doces e queijos.
Bonecas retratam cotidiano de mulheres negras de Itabirito
A empreendedora Maria de Lourdes Estevam, da Associação Itabirense de Artistas e Artesãos, levará 24 bonecas que representam personalidades de Itabirito, região Central de Minas. As bonecas homenageiam mulheres negras que contribuíram para a história e cultura da cidade, incluindo Sá Carolina e Merência, além das escravas Maria Conga e Maria Philó, criadoras do tradicional pastel de angu.
Maria de Lourdes, que participou do Programa Sebrae de Artesanato, celebra a oportunidade de participar de uma feira nacional, destacando a valorização do artesanato local e a abertura de novos mercados.
Projeto origem Minas
Criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o sistema Faemg, o projeto Origem Minas visa fomentar o desenvolvimento, competitividade e diferenciação das pequenas empresas de artesanato e gastronomia do estado, levando a “mineiridade” para todo o Brasil.
Para maiores informações, acesse: https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/