Na noite deste sábado (25 de maio de 2024), moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, foram surpreendidos por um ato de vandalismo que resultou em um incêndio na tubulação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A ação criminosa, que ocorreu na Rua Roque Gurgel de Lima, causou a liberação de fumaça densa e potencialmente tóxica pelos bueiros da região.
A Brigada Municipal foi acionada pela população, que reportou a emergência após notar a fumaça saindo das “bocas de lobo”. A equipe operacional, liderada pelos sargentos Edivandro e Igor, com o apoio dos inspetores Veirlâneo e Mauro Gutemberg, respondeu prontamente ao chamado.
Investigações preliminares apontam que o fogo foi iniciado no Tanque Auxiliar de Drenagem (TAD), um componente crítico do sistema de esgoto projetado para separar água e produtos químicos durante a drenagem. O TAD é essencial para evitar a perda de substâncias como Óleo Diesel, QAV e Gasolina, que possuem baixa quantidade de água residual.
O incêndio, que começou na saída de uma boeira principal, consumiu o material emborrachado do sistema, similar ao utilizado em pneus, gerando uma fumaça que se espalhou pelos bueiros do bairro. A Brigada Municipal alerta os moradores que inalaram a fumaça a procurarem imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, caso apresentem qualquer mal-estar, para avaliação de possíveis efeitos da exposição à fumaça.
As autoridades locais estão investigando o incidente para identificar e responsabilizar os culpados pelo ato de vandalismo que colocou em risco a saúde e a segurança dos cidadãos.