A Prefeitura de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (24 de outubro de 2023), para esclarecer a situação do Cine Teatro Liz Bastos, um dos patrimônios culturais da cidade de Itabirito. O prédio está passando por uma intervenção desde janeiro deste ano, quando a marquise desabou e danificou a fachada e as laterais da construção.
Segundo a nota, a Prefeitura foi notificada pelo Ministério Público sobre o caso e irá se manifestar no prazo de 10 dias úteis. A nota ressalta que não há nenhuma ação judicial em andamento, apenas uma apuração do órgão em inquérito civil.
A Prefeitura informa que, na última quarta-feira, dia 18 de outubro, foi necessário demolir toda a parede frontal do Cine Teatro Liz Bastos, que era feita de tijolos cerâmicos maciços. A medida foi tomada depois que um dos elementos estruturais de concreto se rompeu durante a abertura de um espaço para o uso de equipamentos mecanizados na demolição da cobertura.
A intervenção visa garantir a segurança dos trabalhadores e dos futuros frequentadores do espaço, que será totalmente reconstruído conforme projeto aprovado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri), sem desrespeitar as regras de tombamento.
A Prefeitura reforça que a demolição está sendo feita de forma controlada, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos funcionários e o isolamento da área, com o apoio da Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana.