Itabirito Mg = Neste último sábado, 1° de julho, Itabirito recebeu a aula inaugural do projeto Orquestra Escola de Itabirito. O evento, realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, reuniu pais, convidados e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
O início do projeto aconteceu no dia 2 de maio deste ano. Nove escolas da rede pública de ensino de Itabirito foram visitadas pelos músicos, que realizaram cerca de 100 apresentações para alunos dos ensinos fundamental e médio.
A programação também contou com a apresentação dos instrumentos que serão trabalhados nas aulas. As apresentações despertaram interesse em 150 crianças e adolescentes que efetivaram inscrições para a Orquestra Escola. Conforme a faixa etária estabelecida no projeto, 110 crianças, com idades entre 7 a 16 anos, foram selecionadas para iniciação ao projeto.
“Itabirito é um celeiro de músicos e a Orquestra Escola dará oportunidade a vários talentos. É motivo de orgulho termos esse projeto em nossa cidade. As crianças e adolescentes selecionadas terão a possibilidade de estudar música gratuitamente, aprendendo com grandes profissionais. No futuro, assistir a apresentações da nossa orquestra será gratificante”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
A aula inaugural realizada por professores do projeto e convidados iniciou a fase de execução do projeto Orquestra Escola. O repertório reuniu clássicos de grandes compositores eruditos estrangeiros, como Mozart, Beethoven e Bach, além de clássicos brasileiros, encantando o público presente.
“O objetivo de um projeto como esse é promover o acesso de crianças à música erudita. A formação de uma orquestra não acontece da noite para o dia. Nosso trabalho será grandioso para que isso ocorra o mais rápido possível, com foco na formação de crianças e jovens para a Orquestra Escola. Determinação e empenho é tudo o que os alunos precisaram demonstrar, uma vez que toda a estrutura é garantida para termos ótimos resultados”, reforçou o músico instrumentista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Antônio Afonso Gonçalves, coordenador e regente no projeto Orquestra Escola.
Os alunos selecionados contarão com 30 violinos, 12 violas, 12 violoncelos, 6 contrabaixos, 80 flautas doce, 1 piano digital e outros equipamentos necessários para a execução do projeto.