No aniversário do Atelier de Artes Integradas, Itabirito recebe peça teatral de bonecos sobre as águas

O público teve a oportunidade, em quatro sessões, de conhecer os mistérios do Rio São Francisco e a técnica que faz os bonecos deslizarem sobre as águas.

COMPARTILHE:

Itabirito Mg = Neste final de semana, em comemoração ao 17º aniversário do Atelier de Artes Integradas, Itabirito recebeu entre os dias 23 e 25 de junho, no Complexo Turístico da Estação, a peça teatral de bonecos sobre as águas “Os Olhos do Surubim Rei”, do Grupo de Teatro Itinerante Kabana.

O público teve a oportunidade, em quatro sessões, de conhecer os mistérios do Rio São Francisco e a técnica que faz os bonecos deslizarem sobre as águas.

“A Prefeitura apoia as diversas expressões artísticas. Essa peça é prova de que a cultura e a arte devem ser sempre valorizadas. Foi lindo acompanhar o teatro, que trouxe como elemento principal as águas do nosso Rio São Francisco, além de uma técnica pouco explorada no Brasil”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

A peça de teatro de bonecos traz uma técnica originada no Vietnã, no século XI, e retrata a vida, os costumes, personagens, mitos e lendas que povoam o Rio São Francisco. Avô e neto embarcam em uma pequena canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico temido e respeitado pelos ribeirinhos.

“Foi um prazer incluir Itabirito nesse programa de circulação com o espetáculo Os Olhos do Surubim Rei. Viemos para falar das nossas águas por meio do Rio São Francisco, que é um dos principais rios do Brasil. Itabirito é uma cidade que dialoga com esse rio, uma vez que integra a bacia do Rio das Velhas e, posteriormente, suas águas chegam ao Rio São Francisco”, destaca o diretor da peça, Mauro Xavier.

Os bonecos esculpidos em madeira deslizam sobre as águas ao ritmo de melodias e percussões executadas ao vivo. O espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”, em Itabirito, foi realizado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e contou com apoio da Prefeitura de Itabirito.

 

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima