Farmácia Popular: saiba quem terá acesso a 40 medicamentos gratuitos, compartilhe;

Como encontrar as Unidades Credenciadas na Farmácia Popular? Acesse a matéria que explicamos como identificar uma em seu município, caso tenha alguma credenciada pelo programa.

COMPARTILHE:

Brasil = Nesta quarta-feira(7) o Governo Federal anunciou a retomada do programa Farmácia Popular do Brasil, com o objetivo de ampliar a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios mais vulneráveis. Até então, o programa oferecia medicamentos gratuitos apenas para asma, hipertensão e diabetes, enquanto os demais tratamentos eram disponibilizados com preços mais baixos, no formato de copagamento.

Como encontrar as Unidades Credenciadas na Farmácia Popular?

As farmácias credenciadas são identificadas através de banners oficiais do programa, que devem estar posicionados nas fachadas dos estabelecimentos.

Procure uma farmácia de rede Aqui Tem Farmácia Popular com seu CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular.

Caso a farmácia for credenciada, ela vai ter um adesivo como este. Foto = Sincofarma Rio.

As principais mudanças anunciadas incluem:

  1. Bolsa Família;
    Agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Para isso, é necessário procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O vínculo com o Bolsa Família será reconhecido automaticamente pelo sistema, não sendo necessário um cadastro prévio.
  2. Saúde da mulher;
    No novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres poderão retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país sejam beneficiadas com a retirada gratuita desses medicamentos, que anteriormente eram adquiridos com copagamento.
  3. Povos indígenas;
    O Farmácia Popular passará a atender também a população indígena, ampliando e facilitando o acesso à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Os 40 medicamentos do programa serão disponibilizados gratuitamente para os povos originários, e um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos, evitando deslocamentos. Não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. O projeto piloto será implementado no território yanomami e posteriormente expandido para outras regiões, com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena.
  4. Demais públicos;
    Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes continuam sendo gratuitos para todos os públicos.

Além disso, o governo retomou novas habilitações, priorizando municípios mais vulneráveis que aderiram ao programa Mais Médicos. Um total de 811 cidades poderão solicitar o credenciamento de unidades do Farmácia Popular em todas as regiões do país, sendo a maioria delas no Norte e Nordeste. Com essas habilitações, espera-se que até o final do ano o Farmácia Popular esteja presente em 5.207 municípios, abrangendo 93% do território nacional.

Essas medidas visam expandir o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para os grupos mais vulneráveis, proporcionando maior assistência farmacêutica e contribuindo para o bem-estar da população brasileira.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima