Minas Gerais = Nesta quarta-feira (08), o governador Romeu Zema (Novo) assinou um decreto que regulamenta a lei para fornecer absorventes a todas mulheres do estado em situação de vulnerabilidade. Em setembro de 2021 a Lei foi publicada. A cerimônia aconteceu na Escola Estadual Pedro II, Belo Horizonte.
Receberão os absorventes higiênicos primeiro, nas escolas públicas, nas unidades básicas de saúde, nas unidades de acolhimento e nas unidades prisionais no Estado.
Para Zema, com isso será garantida a saúde integral da mulher, a conscientização sobre o direito da mulher aos cuidados básicos relativos à menstruação, prevenção de doenças e diminuição da evasão escolar.
“Teremos absorventes gratuitos nas escolas estaduais, nas unidades socioeducativas e na rede de assistência social do estado. Esse projeto tem uma relevância enorme, vai dar dignidade para aquelas mulheres e adolescentes que têm dificuldade em adquirir esse material. Nós vamos distribuir em toda a rede escolar do estado, que vai poder passar usar parte dos recursos para fazer essa aquisição e disponibilizar esse material para as alunas que pedirem”, pontuou Zema.