Itabirito Mg = Alguns alunos do Centro de Ensino Técnico São Carlos – Cetesc, procuraram a redação do Agito Mais alegando que desde janeiro, eles sofrem com a falta de pagamento das bolsas do programa Trilhas de Futuro.
“Quero fazer uma reclamação sobre a falta de pagamento do Cetesc, estão com muita falta de comprometimento com nós alunos do trilhas, porque não é o primeiro atraso, e falam que vão pagar, e nunca pagam, parte dos alunos precisam do dinheiro pra transporte, pra alimentação e estão tendo que se virar com o dinheiro do próprio bolso. Acredito também, não só eu, que a secretária não está correndo atrás como deveria, porque mandam nós alunos correrem atrás pra ligar lá e cobrar o dinheiro, e eles dizem que é dever da escola ligar pra cobrar. Esperamos que isso se resolva porque estamos esperando dinheiro desde Janeiro e não temos resposta.” – disse uma aluna.
O programa Trilhas de Futuro abona cursos técnicos de forma gratuita e paga a cada estudante, uma bolsa de estudos mensal de R$ 20,00 por dia de aula presencial para os custos do vale-transporte e da alimentação. E pelos alunos estudarem 4 dias por semana, eles deveriam receber uma bolsa de R$ 320,00 mensais.
“Somos estudantes do Cetesc pelo trilhas do futuro, fazemos o curso de enfermagem e tem 2 meses que eles não pagam os alunos, sempre em que pedimos uma informação sobre o pagamento eles falam que ainda não foram repassados para eles, achamos isso uma injustiça pois o dinheiro é pra transporte e alimentação, tem pessoas que nem de Itabirito é e não maioria das vezes faltam do curso pelo motivo de não ter dinheiro de passagem de Cachoeira do Campo a Itabirito.” – relatou outra aluna.
A redação do Agito Mais entrou em contato com o Cetesc para poder entender melhor sobre o que anda acontecendo. Eles nos prepararam uma nota de esclarecimento sobre o caso, confira na íntegra o que foi dito pela instituição.
Nota de Esclarecimento
O Centro de Ensino São Carlos – Cetesc, vem esclarecer notícias que foram divulgadas nas mídias digitais sobre o Programa Trilhas de Futuro oferecido pelo Estado de Minas Gerais.
O Cstesc solidariza com os alunos e entende a situação em que se encontram e compartilha dos mesmos sentimentos, entretanto o Estado de Minas Gerais, não fez os devidos repasses referentes ao auxílio transporte e alimentação neste ano de 2023, alegando que:
“Houve alteração da fonte pagadora para o exercício de 2023, não havendo previsão até o momento”.
O Cetesc tem cobrado insistentemente à Gestora e Fiscalizadora do programa Trilhas de Futuro, junto a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, através de vários ofícios e consultas, porém ainda sem data definida, conforme afirma a Responsável pela Diretoria de Administração e Finanças – DAFI, da Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto, Sra. Rachel Alves Xavier Fortes:
“Esclarecemos que devido a alteração da fonte pagadora, os pagamentos para o ano de 2023 ainda não foram autorizados. Estamos em constantes conversas com a SEE/MG para que a situação se resolva o mais breve possível. Acreditamos que a situação possa ser resolvida ainda essa semana.”
Por essas razões compreendemos a situação de todos os alunos, nos solidarizamos e continuaremos cobrando reiteradamente até a regularização dos pagamentos.
O Cetesc disponibilizou inclusive os telefones da Superintendência Regional de Ensino e dos responsáveis para que os próprios alunos confirmem a situação e conheçam a realidade da situação.
Quanto a outras Instituições de Ensino o Cetesc não tem como afirmar se houve privilégios em detrimento de outras instituições de Ensino Particular.
O Cetesc é uma Instituição de Ensino que há 20 anos atua no setor de formação técnica em nosso município, sempre de forma séria e compromissada com a Educação.
Assim, esperamos ter esclarecido a realidade da situação e continuamos a disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente.
CETESC
A partir de novas atualizações sobre o caso, o Agito Mais estará atualizando esta matéria.