Em muitos casos, o sonho de ser modelo, ator ou atriz começa na infância e os pais ou responsáveis pesquisam agências de modelos infantil e formas de ajudar os filhos na realização do sonho. O mercado oferece muitas oportunidades para crianças e adolescentes que sonham com a carreira. Foi o que aconteceu com Marina Araújo de Oliveira, de apenas 4 anos, de Itabirito, Minas Gerais, ela foi selecionada para compor o quadro da VOGUE.
. Fotos autorizadas e fornecida pela mãe.
Vogue é uma revista americana mensal de moda e estilo de vida que cobre muitos tópicos, incluindo moda, beleza, cultura, estilo de vida e passarela. Com sede na cidade de Nova York, começou como um jornal semanal em 1892, antes de se tornar uma revista mensal anos depois.
É a revista feminina de moda mais importante, conceituada e influente do mundo publicada desde 1892 pela Conde Nast Publications em 21 países, sendo um desses o Brasil. Mensalmente pública trabalhos de estilistas, escritores, fotógrafos e designers dentro de uma perspectiva sofisticada do mundo da moda, da beleza e da cultura pop.
Já a Vogue Kids tem como objetivo tratar a infância com o respeito que ela merece, abordando com respeito e sensibilidade questões contemporâneas e que vão muito além dos editoriais de moda.
Uma pequena modelo de apenas 4 anos agora faz parte de uma revista internacional para expor seus talentos. Desde muito pequena ela se interessa por moda, vídeos, fotos, a desenvoltura, proatividade e comunicação são seus pontos fortes.
A avó da menina, Maria de Lourdes, de 65 anos, conta que seus sapatos de salto estão todos gastos, pois a menina vive usando para desfilar em casa mesmo
“ela vive me surpreendendo, só vem com o cabelo penteado, batom, pede para pintar a unha, veste as roupas para lá e para cá e fica desfilando, fala que vai ser manequim, artista, o sonho dela é desfilar, é ser manequim. Na escola ela é cheia de admirador, falam que ela é linda, muito bonita e desemprenha bem,” falou a avó orgulhosa.
Embora a criança pareça já ter nascido com esses talentos, ela sempre tentou podar e evitou usar redes sociais por preocupações naturais como exposição da imagem e a pouca idade.
Foi a mãe de Marina que fez a inscrição pelo site da Vogue, ela estava navegando na internet e quando viu sobre o anunciou pensou que poderia ser uma oportunidade para a pequena. Assim que Emanuely fez o cadastro recebeu uma ligação da revista que reforçou o interesse de que a menina participasse do processo, pois o perfil ia ao encontro do que a revista precisa.
Assim foi feito o agendamento e no dia 24 do mês presente (janeiro), a menina compareceu a Belo Horizonte (capital do estado de Minas Gerais), acompanhada da mãe, passou pelos testes e foi aprovada.
Com isso ela tem agora um contrato de um ano que pode ser renovado com a revista internacional. O portfólio ficará pronto em 30 dias e estará no site da VOGUE. Todos os futuros trabalhos serão realizados aos finais de semana, ou feriados de forma que não atrapalhe a vida escolar da criança.
Um outro ponto é que são trabalhos que preserve totalmente a inocência e integridade da criança. É importante mencionar que o trabalho artístico pode ser prestado por crianças, com autorização dos pais e desde que respeitados os limites impostos pela lei.
Em geral, o trabalho de crianças e adolescentes é proibido na legislação brasileira e somente aceito como uma exceção à regra, sendo uma delas os trabalhadores em televisão, como atletas (em especial o jogador de futebol) e como modelos fotográficos e de passarela. Uma vez que esses três tipos de emprego têm em comum possuírem um apelo de glamour e uma grande remuneração, sem que uma instrução ou qualificação formal muito elaborada e de poderem ser exercidos por crianças e adolescentes no Brasil com autorização legal. Sendo assim não há um formal impedimento na legislação para que menores exerçam essas profissões.
Marina nunca participou de concursos, ou feito trabalhos no ramo da moda anteriormente, ela começa agora um futuro muito promissor e segundo a mãe da menina
“os projetos do futuro são grandes, estamos à procura de grandes parcerias para poder alavancar sua carreira.”
Hoje a modelo conta com o apoio de toda a sua família para realizar seu sonho de ser modelo. Questionada por nossa equipe os últimos acontecimentos Marina pontuo
“meu maior sonho é ser modelo, estou muito feliz porque me chamaram para ir lá tirar foto, eu fui, tirei muita foto, eu gosto de tirar foto, gosto de fazer vídeo, fazer maquiagem, essas coisas.”
Embora a menina tenha esse contrato, não é um contrato de exclusividade e ela está aberta para novas oportunidades. A mãe salientou que está aberta a novos patrocínios e parceiros “a vida de modelo não é barato, são muitos custos,” completou Emanuely.
Para conhecer o trabalho da pequena é preciso acessar a rede social Instagram onde é indentificada @marinaaraujo_ofc.
Crianças e adolescentes que desejam fazer parte da revista, devem cadastrar-se no site www.agenciavogue.com.br, aguardar e receber o contato e aprovado pelo departamento de seleção de novos talentos.