Confira as variações climáticas em Itabirito até o fim de agosto

A sensação de abafamento segue ausente, enquanto a duração dos dias aumenta em quase meia hora até o dia 31.

COMPARTILHE:

Agosto será marcado por variações em nebulosidade, chuvas e aumento gradual da duração do dia. Foto — REVISTA VIVA MINAS.
Agosto será marcado por variações em nebulosidade, chuvas e aumento gradual da duração do dia. Foto — REVISTA VIVA MINAS.

O clima em Itabirito tem apresentado oscilações significativas ao longo dos dias, exigindo que a população se mantenha atenta às previsões para melhor organização de suas rotinas. De acordo com informações oficiais do ClimaTempo, agosto será marcado por mudanças perceptíveis em nebulosidade, chuvas e duração do dia.

Nebulosidade
Durante o mês de agosto, a cobertura de nuvens em Itabirito se mantém relativamente estável. Em média, o céu fica encoberto ou quase encoberto em 26% do tempo. O dia menos nublado do mês será 18 de agosto, quando há 75% de probabilidade de céu limpo ou parcialmente encoberto. Em comparação, em 20 de dezembro  o dia mais nublado do ano  a chance de céu encoberto chega a 80%.

Precipitação
A probabilidade de ocorrência de chuvas aumenta gradualmente ao longo do mês. No início de agosto, a chance de dias com precipitação mínima de 1 mm é de apenas 4%, chegando a 10% no fim do mês. Para referência, em 21 de dezembro essa probabilidade sobe para 70%, enquanto em 14 de julho cai para apenas 3%.

Chuvas acumuladas
A média de precipitação em agosto também cresce ao longo do período. O mês começa com um acumulado médio de 7 mm, que raramente ultrapassa 28 mm, e termina com média de 22 mm, podendo chegar a 55 mm em alguns dias.

Umidade
A sensação de abafamento permanece praticamente nula durante agosto em Itabirito. A probabilidade de dias considerados abafados é de 0% em todo o mês. Para comparação, o dia mais abafado do ano ocorre em 13 de janeiro, quando as condições são registradas em até 46% do tempo.

Insolação
A duração dos dias aumenta gradualmente em agosto. Entre 1º e 31, há um acréscimo de 29 minutos de luz solar, com ganho médio diário de 58 segundos. O dia mais curto do mês foi 1º de agosto, com 11h13min de sol, enquanto o mais longo será 31 de agosto, com 11h42min.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima